Etnomatemática e Origamis Tridimensionais

Similaridades entre grupo de adolescentes privados de liberdade em diferentes regiões do Brasil

Autores

Palavras-chave:

Etnomatemática, Adolescentes, Origamis, Medida Socioeducativa, Contraconduta

Resumo

Este artigo, elaborado a partir de pesquisa realizada em uma Fundação pública do estado do Rio Grande do Sul, tem o objetivo de discutir sobre elementos que pertencem a uma narrativa discursiva sobre as práticas educativas desenvolvidas na perspectiva Etnomatemática com adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de meio fechado. Os dados comprovam similaridades no processo da feitura do origami tridimensional entre unidades socioeducativas de vários estados brasileiros. Apresenta, além da prática no sistema privativo gaúcho, a contribuição das adolescentes de Goiânia em uma visita ímpar sobre dobraduras “celofonadas”. Trata-se de identificar as diversas práticas oferecidas no sistema socioeducativo, em especial, a confecção de origamis, visto como passatempo rico que envolve habilidades psicomotoras, atenção, motivação, reciprocidade e aprendizagem, sendo importante ocupação do tempo ocioso neste sistema, cuja contribuição é de suma importância para a saúde mental no sistema socioeducativo. Por meio dos saberes matemáticos, rechaça-se o mito em torno da Matemática como área exclusiva dos “mais inteligentes” e de um único modo de matematizar. Deste modo, o domínio do funcionamento cognitivo que este saber opera, em relação ao contexto da privação de liberdade, traz importante ressignificação sobre os estudos da Etnomatemática.

Biografia do Autor

Isabel Machado de Lara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Doutoramento em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora permanente no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, no programa de Pós-Graduação em Educação e da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Discalculia e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Etnomatemática.

Solange Carvalho de Souza, Fundação de Atendimento Socioeducativo no Rio Grande do Sul; Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, servidora pública na Fundação de Atendimento socioeducativo do Rio Grande do Sul e professora colaboradora nos cursos de especialização em Educação & Cultura no município de Caxias do Sul na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

 

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Machado de Lara, I. C., & Carvalho de Souza, S. (2024). Etnomatemática e Origamis Tridimensionais : Similaridades entre grupo de adolescentes privados de liberdade em diferentes regiões do Brasil . Science and Knowledge in Focus , 7(1), 40–54. Recuperado de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/425

Edição

Seção

Dossiê: VII Congresso Brasileiro de Etnomatemática - CBEm