EDUCAÇÃO COMO PROJETO NEOLIBERAL E O ENSINO À DISTÂNCIA

EFEITOS NO CURRÍCULO DE PSICOLOGIA

Autores

Palavras-chave:

Formação em Psicologia, Currículo, Educação à Distância, Neoliberalismo, Ensino Superior

Resumo

Este artigo visa trazer um ensaio temático a respeito do currículo de formação em Psicologia sob o crivo da generalização do Ensino à Distância (EAD), especialmente, em uma perspectiva neoliberal de gestão das condutas. Afirma-se que o capitalismo neoliberal cria uma pressão permanente no campo do Ensino, no caso, analisa-se esta tensão no Ensino Superior brasileiro. Busca-se com este texto interrogar as práticas sociais, econômicas, políticas, subjetivas, históricas e subjetivas acionadas pelo mercado utilitarista para empresariar a educação e a Psicologia se torna parte deste programa de empreendedorismo da formação. Por fim, coloca-se em xeque a naturalização das encomendas mercantilistas do ensino e a suposta solução de oferta exponencialmente realizada da Educação à Distância.

Biografia do Autor

Arthur Santos, Universidade do Estado do Pará

Professor substituto do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado do Pará/DPSI-UEPA. Doutorando em Psicologia/PPG-UFPA na linha de pesquisa Psicologia Sociedade e Saúde. Mestre em Psicologia pela UFPA, Licenciado em Música pela UEPA, Graduado em Psicologia pela UFPA. Integrante do Grupo de Pesquisa Transversalizando: estudo, pesquisa e extensão

Cristina Oliveira, Universidade Federal do Pará

Servidora efetiva da Prefeitura Municipal de Capanema e SEDUC-PA. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Linha de Pesquisa: Psicologia, Sociedade e Saúde da Universidade Federal do Pará - UFPA. Especialista em Psicopedagogia (UFRJ) e Especialista em Gestão escolar (UEPA), Graduada em Pedagogia - UFPA e Serviço Social -UNOPAR . Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre processos de subjetivação na contemporaneidade

Flávia Lemos, Universidade Federal do Pará

Professora Associada III em Psicologia Social na graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará/UFPA. Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense/UFF, Doutora em História Cultural pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Assis-SP, Mestre em Psicologia Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Assis/SP, Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Assis-SP, Líder do Grupo de Pesquisa "Transversalizando: estudo, pesquisa e extensão"

Jéssica Silva, UNAMA - Pará

Professora na UNAMA-Pará. Psicóloga pela Universidade Federal do Pará/UFPA. Mestre e Doutora em Psicologia pela UFPA. Integrante do grupo de pesquisa Transversalizando: grupo de ensino, pesquisa e extensão.

Valber Sampaio, Universidade Federal do Pará

Professor do curso de graduação de Psicologia. Mestre e doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA); Especialista em Gestão e Planejamento de Políticas Públicas em Serviço Social pela Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ);. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Transversalizando (UFPA)

Publicado

2025-10-27

Edição

Seção

Artigos