AS POL´ÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E SUA INFLUÊNCIA SOBRE OS PARTICIPANTES DO ENEM

Autores

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Acesso ao Ensino Superior, enem, Escolas públicas

Resumo

Este trabalho busca relacionar como as políticas públicas de acesso ao Ensino Superior, ao longo de 20 anos de existência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mobilizaram a população a realizar o exame. Nossa metodologia, quali-quantitativa, se baseia no levantamento dos dados do ENEM entre os anos de 1998 e 2017. A partir de uma revisão bibliográfica sobre as políticas públicas de acesso ao Ensino Superior, realizamos análises dos dados ao longo de duas décadas. Os resultados apontaram que nos anos posteriores ao surgimento das políticas públicas de acesso ao Ensino Superior ocorreram aumentos significativos no número de participantes do exame, principalmente egressos das escolas públicas. O maior aumento de candidatos, foi observado após a criação do Programa Universidade Para Todos (PROUNI). Posteriormente a reformulação do exame em 2009 esse aumento está mais relacionado a expansão do Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e da Lei de Cotas. Nossas conclusões apontaram para uma forte correlação entre o desenvolvimento dos programas de acesso ao Ensino Superior e o aumento no número de participantes do ENEM oriundos das escolas públicas

Biografia do Autor

Guilherme Marcom, Integrante do grupo de ensino e avaliação (IFGW/UNICAMP

Professor de Física da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Faculdade Anhanguera. Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Integrante do Grupo de Ensino e Avaliação (IFGW/UNICAMP)

Maurício Kleinke, Integrante do grupo de ensino e avaliação (IFGW/UNICAMP

Professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas. Integrante do Grupo de Ensino e Avaliação (IFGW/UNICAMP)

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Publicado

2025-10-27

Edição

Seção

Artigos