AS POL´ÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E SUA INFLUÊNCIA SOBRE OS PARTICIPANTES DO ENEM
Palavras-chave:
Políticas Públicas, Acesso ao Ensino Superior, enem, Escolas públicasResumo
Este trabalho busca relacionar como as políticas públicas de acesso ao Ensino Superior, ao longo de 20 anos de existência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mobilizaram a população a realizar o exame. Nossa metodologia, quali-quantitativa, se baseia no levantamento dos dados do ENEM entre os anos de 1998 e 2017. A partir de uma revisão bibliográfica sobre as políticas públicas de acesso ao Ensino Superior, realizamos análises dos dados ao longo de duas décadas. Os resultados apontaram que nos anos posteriores ao surgimento das políticas públicas de acesso ao Ensino Superior ocorreram aumentos significativos no número de participantes do exame, principalmente egressos das escolas públicas. O maior aumento de candidatos, foi observado após a criação do Programa Universidade Para Todos (PROUNI). Posteriormente a reformulação do exame em 2009 esse aumento está mais relacionado a expansão do Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e da Lei de Cotas. Nossas conclusões apontaram para uma forte correlação entre o desenvolvimento dos programas de acesso ao Ensino Superior e o aumento no número de participantes do ENEM oriundos das escolas públicas