ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CONTEXTO AMAZONENSE
Palavras-chave:
: Alfabetização e letramento, Literatura infantil, Prática docenteResumo
O processo de Alfabetização e Letramento, por ser um momento de descoberta, de leitura do mundo, deve ser prazeroso e dinâmico, dando à criança a oportunidade de expressar seu contexto de vivência e fantasia. Nesse sentido é que a literatura infantil assume papel fundante no processo de aquisição da leitura e da escrita de crianças. Esta pesquisa objetiva investigar a prática docente no processo de Alfabetização e Letramento de crianças com a mediação da literatura infantil. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e foi realizada em uma escola pública de Parintins, Amazonas, Brasil, cujos participantes são estudantes em processo de Alfabetização e Letramento (1º e 2ºano) do Ensino Fundamental e sua respectiva professora. A produção de dados foi realizada por meio da observação participante, entrevista informal e oficinas realizadas com as crianças. Os dados revelam que a prática de Alfabetização e Letramento da professora está assentada somente no processo de Alfabetização, faceta linguística, ler e escrever. Embora utilize a literatura infantil nos momentos de leituras para as crianças, não lhe é atribuído sentido pedagógico. É fundamental que a literatura infantil se faça visível na escola e na vida dos alunos, pois é um mecanismo de grande valia para que a criança se reconheça como ser humano detentor da capacidade de aprender e repassar conhecimento, seja capaz de compreender o mundo com uma visão generalista e também adquira as habilidades de leitura e escrita no processo de Alfabetização e Letramento.