ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CONTEXTO AMAZONENSE

Autores

  • Dilceanne Coelho Universidade Federal do Amazonas
  • Corina Vasconcelos Universidade Federal do Amazonas
  • Jadson Justi Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

: Alfabetização e letramento, Literatura infantil, Prática docente

Resumo

O processo de Alfabetização e Letramento, por ser um momento de descoberta, de leitura do mundo, deve ser prazeroso e dinâmico, dando à criança a oportunidade de expressar seu contexto de vivência e fantasia. Nesse sentido é que a literatura infantil assume papel fundante no processo de aquisição da leitura e da escrita de crianças. Esta pesquisa objetiva investigar a prática docente no processo de Alfabetização e Letramento de crianças com a mediação da literatura infantil. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e foi realizada em uma escola pública de Parintins, Amazonas, Brasil, cujos participantes são estudantes em processo de Alfabetização e Letramento (1º e 2ºano) do Ensino Fundamental e sua respectiva professora. A produção de dados foi realizada por meio da observação participante, entrevista informal e oficinas realizadas com as crianças. Os dados revelam que a prática de Alfabetização e Letramento da professora está assentada somente no processo de Alfabetização, faceta linguística, ler e escrever. Embora utilize a literatura infantil nos momentos de leituras para as crianças, não lhe é atribuído sentido pedagógico. É fundamental que a literatura infantil se faça visível na escola e na vida dos alunos, pois é um mecanismo de grande valia para que a criança se reconheça como ser humano detentor da capacidade de aprender e repassar conhecimento, seja capaz de compreender o mundo com uma visão generalista e também adquira as habilidades de leitura e escrita no processo de Alfabetização e Letramento.

Biografia do Autor

Dilceanne Coelho, Universidade Federal do Amazonas

Pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas

Corina Vasconcelos, Universidade Federal do Amazonas

Professora pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas.

Jadson Justi, Universidade Federal do Amazonas

Professor pesquisador da Universidade Federal do Amazonas

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Publicado

2025-10-27

Edição

Seção

Artigos