UM OLHAR FENOMENOLÓGICO ACERCA DA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA
Palavras-chave:
Ensino de CiênciasResumo
O artigo apresenta uma reflexão sobre a influência da fenomenologia para as pesquisas qualitativas, especialmente para a metodologia de Análise Textual Discursiva, enquanto abordagem contemporânea. Diante disso, buscou-se evidenciar e, inclusive, relacionar a essa discussão, a importância dos pressupostos epistemológicos no contexto de realização das pesquisas, uma vez que, além de fundamentar os trabalhos e o percurso metodológico, norteia a condução da pesquisa científica com base nos aspectos socioculturais pelos quais se delineia o fenômeno a ser investigado. A Análise Textual Discursiva aproxima-se da fenomenologia como uma atitude ou um método de conhecimento, na medida em que apresenta a perspectiva do outro, com base nos princípios hermenêuticos, buscando as múltiplas compreensões dos fenômenos. Por fim, compreendemos que este trabalho possibilita aos pesquisadores o convite à reflexão e ao aprofundamento no estudo sobre esta temática, elevando aspectos metodológicos que se estendem à pesquisa como um todo, com base nos princípios epistemológicos.