UM OLHAR FENOMENOLÓGICO ACERCA DA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre a influência da fenomenologia para as pesquisas qualitativas, especialmente para a metodologia de Análise Textual Discursiva, enquanto abordagem contemporânea. Diante disso, buscou-se evidenciar e, inclusive, relacionar a essa discussão, a importância dos pressupostos epistemológicos no contexto de realização das pesquisas, uma vez que, além de fundamentar os trabalhos e o percurso metodológico, norteia a condução da pesquisa científica com base nos aspectos socioculturais pelos quais se delineia o fenômeno a ser investigado. A Análise Textual Discursiva aproxima-se da fenomenologia como uma atitude ou um método de conhecimento, na medida em que apresenta a perspectiva do outro, com base nos princípios hermenêuticos, buscando as múltiplas compreensões dos fenômenos. Por fim, compreendemos que este trabalho possibilita aos pesquisadores o convite à reflexão e ao aprofundamento no estudo sobre esta temática, elevando aspectos metodológicos que se estendem à pesquisa como um todo, com base nos princípios epistemológicos.

Biografia do Autor

Mayra Alonço, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora e Pesquisadora. Doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências (GEPIEC).

Paola Avila Soares, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bibliotecária no Instituto Federal de Santa Catarina. Mestra pela UNIOESTE: PPGCEM. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática–FOPECIM

Luana Marciele Morschheiser, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) pela UNIOESTE. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências (GEPIEC).

Marco Antônio Batista Carvalho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente do Programa de Pós-graduação na UNIOESTE. Doutorado em Letras (UFBA). Pesquisador no Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática FOPECIM.

Rosana Franzen Leite, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática – PPGECEM/UNIOESTE. Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM). Líder do GEPIEC – Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências.

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Publicado

2025-02-27

Edição

Seção

Ensino de Ciências