O O ESTADO DA ARTE SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE GASTON BACHELARD PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências

Resumo

A presente pesquisa do tipo Estado da Arte apresentou as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard, por meio da análise dos artigos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES. Diante do predomínio dos conceitos bachelardianos em diversas áreas do conhecimento, investigamos a prevalência dos estudos publicados que citam Bachelard como pressuposto epistemológico. Como objetivo, analisamos as pesquisas que abordam Bachelard e ensino, a nível nacional, verificando se essas produções relacionam-se ao ensino de ciências. Assim, foram empregados os seguintes descritores conforme colocado por Megid Neto: Ano de Publicação, representando uma alta relativa nas pesquisas nessa área na última década; Área de Pesquisa, indicando que mais da metade dos trabalhos contemplam o Ensino de Ciências;  Foco Temático, que atribuiu destaque ao foco filosofia da ciência e, por fim  elencou-se um descritor emergente que a partir dos dados extraídos para composição do corpus, contempla a frequência dos conceitos bachelardianos presentes nas publicações analisadas, sendo, Epistemologia Histórica, Obstáculos Epistemológicos e Perfil Epistemológico, como fundamentação ao referencial teórico das obras.

Biografia do Autor

Luana Marciele Morschheiser, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Licenciada em Química pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Licenciada em Pedagogia pela universidade Uninter campus Capanema/PR e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Campus Cascavel. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências (GEPIEC).

Mayra Alonço, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Especialista em Educação em Ciências Naturais e Sociedade (UFFS) - Campus Realeza, Especialista em Gestão Escolar e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática ( PPGECEM) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Campus Cascavel. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências (GEPIEC).

Paola Andreza Ávila Soares, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bibliotecária no Instituto Federal de Santa Catarina. Mestrado em andamento pela UNIOESTE: PPGCEM. Integrante do   Grupo   de   Pesquisa   Formação   de   Professores   de   Ciências   e   Matemática –FOPECIM.

Marco Antônio Batista Carvalho

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE, Campus de Cascavel, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Graduação em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (1996). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2001). Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2013Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil - GT Região Oeste do Paraná HISTEDOPR - Unioeste/Unicamp; Pesquisador no Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática FOPECIM.

Lourdes Aparecida Della Justina, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (1998). Mestre em Educação - Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2001). Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Unesp (2011). Integrante do Gecibio: Grupo de Educação em Ciências e Biologia.

Rosana Franzen Leite, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Curso de Química – Licenciatura, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, PPGECEM. Graduada em Química-Licenciatura, 2006 (Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste), Mestre e Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática, 2009 e 2015 (Universidade Estadual de Maringá – UEM) Líder do GEPIEC – Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências.

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Publicado

2025-02-27

Edição

Seção

Ensino de Ciências