CATALISADORES SOCIAIS

PROPOSTA METODOLÓGICA PARA AS CIÊNCIAS SOCIAIS EM TEMPOS DE CRISE E/OU EFERVESCÊNCIA NA SOCIEDADE

Autores

Palavras-chave:

Metodologia, Método, Ciências Sociais, Catalisadores Sociais, Pandemia

Resumo

 A pandemia ocasionada pela Covid-19 tem gerado muitas problemáticas que demandam análises sociológicas. Em meio a isso, surgem, evidentemente, discussões acerca de ferramentas, técnicas, teorias, procedimentos e outros aspectos metodológicos visando não apenas apreender as especificidades desse período pandêmico, mas também alinhar-se às peculiaridades que surgem em face das medidas de distanciamento e isolamento social preconizadas pelo órgão máximo de saúde no mundo. Posto isso, o objetivo geral deste artigo é apresentar os pressupostos e os procedimentos de uma ideia metodológica partindo daquilo que, aqui, estamos chamando de catalisadores sociais. Buscamos levantar alguns conceitos e perspectivas teóricas para, por meio disso, estabelecermos uma discussão acerca de procedimentos de um método de pesquisa ajustado às necessidades e às especificidades de momentos de crise como esse em que a sociedade está vivendo. No texto, utilizamos a revisão bibliográfica para situar nossas bases epistemológicas, demonstrando que o foco da discussão não é propor um olhar inédito para a sociologia, mas constituir um amálgama de outras contribuições a fim de instituir pilares metodológicos. Também apresentamos a definição, ainda incipiente, daquilo que compreendemos como catalisadores sociais. Por fim, o artigo propõe etapas ou, mais precisamente, procedimentos metodológicos para pesquisas sociológicas que tenham, como objeto de estudo, fenômenos oriundos e/ou que sofrem impactos diretos dos momentos de crise e efervescência na sociedade. Salientamos que o objetivo do texto não é substituir outros métodos sociológicos, tampouco apresentar uma discussão metodológica aprofundada colimando estabelecer uma nova referência para a sociologia contemporânea. Trata-se, em verdade, de um ensaio, com as primeiras discussões do autor, no intuito de contribuir para os debates referentes à metodologia nas ciências sociais. 

Biografia do Autor

Braian Veloso, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Professor Adjunto na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE-UFSCar). Doutor pelo mesmo Programa, com período sanduíche na Universidade Aberta de Portugal (UAb). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGS-UFSCar). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte) da UFSCar. Também membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Didática (FORPEDI) da UFLA. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (PPGE-UFLA). Atua em disciplinas na área de práticas de ensino, incluindo discussões sobre didática e, especialmente, uso de tecnologias digitais nos processos pedagógicos. Suas pesquisas têm ênfase nas interseções entre educação e tecnologias, incluindo áreas como Educação a Distância (EaD), metodologias ativas, teletrabalho, inovação pedagógica, desenvolvimento profissional docente na contemporaneidade, formação de professores para e pelos recursos tecnológicos digitais etc.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2537302046587655

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Publicado

2025-01-29

Edição

Seção

Metodologia das Ciências Sociais