O PAPEL DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PARA O ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERAL

Autores

  • Carlos Renan Moreira Bretas UFF - Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Direito, Ensino de Ciências

Resumo

O presente artigo analisa as consequências do fenômeno da globalização neoliberal no ensino e seus impactos nos cursos de Direito. Trata-se de uma pesquisa aplicada, predominantemente exploratória e explicativa que busca alcançar os seguintes objetivos: apresentar as discussões (1) sobre o papel da universidade diante dos anseios de Estado no contexto da globalização neoliberal, (2) discutir o método aplicado ao ensino jurídico no Brasil, (3) apresentar as reformas curriculares realizadas nas últimas décadas, (4) expor brevemente como se deu a expansão dos cursos de pós-graduação no Brasil, a partir da segunda metade do século passado, (5) assim como abordar as críticas feitas ao modelo de pós-graduação profissional stricto sensu em Direito. A pesquisa chegou à conclusão que o paradigma neoliberal coloca em discussão o papel exercido pelas universidades, indicando que tais instituições sirvam a interesses orientados para o mercado. Corolário desse paradigma, diversas críticas são dirigidas à forma de financiamento e administração das universidades. No âmbito do ensino jurídico brasileiro, constatamos que diversas reformas foram realizadas nos currículos dos cursos de graduação, que ora buscavam um modelo de ensino mais dogmático e ora, um currículo mais crítico em relação aos problemas sociais do país. Já no campo da pós-graduação, verificamos que o modelo de pós-graduação profissional stricto sensu tem sido impulsionado em diversas áreas do conhecimento, desde a década de 1990, encontrando, porém, maior resistência no campo do Direito. Por fim, o artigo alerta para o risco que a produção de conhecimento científico gradativamente passe a atender interesses empresariais, em detrimento da sua função social.

Biografia do Autor

Carlos Renan Moreira Bretas, UFF - Universidade Federal Fluminense

Mestre e doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) da
Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de
Janeiro (UNIRIO). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Colégio Pedro II. Advogado.

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Publicado

2024-11-27