“ENTRELAÇADAS, JUNTAS E MISTURADAS!”

A UTILIZAÇÃO DO MAPA DA REDE SOCIAL EM PESQUISAS QUALITATIVAS COM DOMÉSTICAS MIGRANTES

Autores

  • Guélmer Júnior Almeida de Faria
  • Andréa Maria Narciso Rocha de Paula

Palavras-chave:

Trabalho doméstico, Migração, Redes, Mapas sociais, Método qualitativo, Norte de Minas Gerais

Resumo

As pesquisas sobre migração e gênero concentram-se, principalmente, nas modificações e nos desdobramentos nos modos de vida, das mulheres nos seus lugares de origem e destino. Já a metodologia, no caminho percorrido para chegar aos resultados, quase não é abordado em sua especificidade. Este artigo propôs uma abordagem construcionista para a compreensão do papel das redes sociais
pré-estabelecidas, de caráter formal ou informal e de como estas redes operam nos processos da integração das domésticas migrantes. Apresentam-se aqui os resultados do estudo qualitativo junto a um grupo de domésticas, composto por mulheres do norte de Minas Gerais. O desenho metodológico segue uma combinação de instrumentos de pesquisa, com destaque, para o Mapa da Rede Social. O estudo das narrativas explora as dimensões da vida e do trabalho ancorada na Análise de Conteúdo. Os resultados da
pesquisa permitem identificar as relações que se estabelecem em torno das redes sociais pessoais significativas das domésticas migrantes, a configuração familiar e a centralidade do trabalho doméstico, quando positivas contribuem para manter o capital migratório e obter sucesso almejado pela mulher que migra. O mapa da rede social revelou-se um desafio para a compreensão sociológica, sendo necessário cruzá-lo com entrevistas em profundidades e outras técnicas metodológicas utilizadas na oficina.

Biografia do Autor

Guélmer Júnior Almeida de Faria

Pesquisador do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal de Viçosa (IPPDS/UFV). Doutor e Mestre em Desenvolvimento Social no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Andréa Maria Narciso Rocha de Paula

Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Doutora e Mestra em Geografia (Geografia Humana) no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2025-11-17

Edição

Seção

Artigos