UM OLHAR FENOMENOLÓGICO ACERCA DA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA

Autores

  • Mayra Alonço
  • Paola Andreza Ávila Soares
  • Luana Marciele Morschheiser
  • Marco Antônio Batista Carvalho
  • Rosana Franzen Leite

Palavras-chave:

Fenomenologia, Análise Textual Discursiva, Pesquisa Qualitativa, Epistemologia da Ciência

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre a influência da fenomenologia para as
pesquisas qualitativas, especialmente para a metodologia de Análise Textual Discursiva,
enquanto abordagem contemporânea. Diante disso, buscou-se evidenciar e, inclusive, relacionar a essa discussão, a importância dos pressupostos epistemológicos no contexto de realização das pesquisas, uma vez que, além de fundamentar os trabalhos e o percurso metodológico, norteia a condução da pesquisa científica com base nos aspectos socioculturais pelos quais se delineia o fenômeno a ser investigado. A Análise Textual Discursiva aproxima-se da fenomenologia como uma atitude ou um método de
conhecimento, na medida em que apresenta a perspectiva do outro, com base nos
princípios hermenêuticos, buscando as múltiplas compreensões dos fenômenos. Por fim, compreendemos que este trabalho possibilita aos pesquisadores o convite à reflexão e ao aprofundamento no estudo sobre esta temática, elevando aspectos metodológicos que se estendem à pesquisa como um todo, com base nos princípios epistemológicos.

Biografia do Autor

Mayra Alonço

Professora e Pesquisadora. Doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências (GEPIEC).

Paola Andreza Ávila Soares

O artigo apresenta uma reflexão sobre a influência da fenomenologia para as pesquisas qualitativas, especialmente para a metodologia de Análise Textual Discursiva, enquanto abordagem contemporânea. Diante disso, buscou-se evidenciar e, inclusive, relacionar a essa discussão, a importância dos pressupostos epistemológicos no contexto de realização das pesquisas, uma vez que, além de fundamentar os trabalhos e o percurso metodológico, norteia a condução da pesquisa científica com base nos aspectos socioculturais pelos quais se delineia o fenômeno a ser investigado. A Análise Textual Discursiva aproxima-se da fenomenologia como uma atitude ou um método de conhecimento, na medida em que apresenta a perspectiva do outro, com base nos princípios hermenêuticos, buscando as múltiplas compreensões dos fenômenos. Por fim, compreendemos que este trabalho possibilita aos pesquisadores o convite à reflexão e ao aprofundamento no estudo sobre esta temática, elevando aspectos metodológicos que se estendem à pesquisa como um todo, com base nos princípios epistemológicos.

Luana Marciele Morschheiser

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) pela UNIOESTE. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências (GEPIEC).

Marco Antônio Batista Carvalho

Docente do Programa de Pós-graduação na UNIOESTE. Doutorado em Letras (UFBA). Pesquisador no Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática FOPECIM

Rosana Franzen Leite

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática – PPGECEM/UNIOESTE. Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM). Líder do GEPIEC – Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências

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Publicado

2025-10-30

Edição

Seção

Artigos