TRAJETÓRIA DE UMA JOVEM NEGRA NO ENSINO MÉDIO EM MACAPÁ-AP
Palavras-chave:
Juventude Negra, Identidade racial, Corporeidade, Projeto de pesquisaResumo
O principal objetivo deste artigo consiste em analisar a trajetória pessoal e
estudantil de Cecília3, estudante negra na escola pública General Azevedo Costa na cidade de Macapá-AP. Como objetivos específicos, elencou-se a necessidade em averiguar o processo de construção da identidade negra, assim como discutir a corporeidade negra na esfera escolar e, por último, verificar a importância do enfoque da temática racial no currículo escolar. Adotou-se como metodologia a técnica de Estudo de Caso com entrevistas semiestruturadas. Como resultados, apreendeu-se que a trajetória de Cecília se defronta com a ausência da abordagem de questões raciais na esfera familiar, as referências de brinquedos não-negros, a inquietação com o seu cabelo crespo, a discriminação racial em sala de aula e a carência de projetos científicos atinentes aos desdobramentos raciais na escola, assim como a incorporação de uma consciência positiva de sua corporeidade e identidade negra.