AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA NA FRONTEIRA DO AMAPÁ E GUIANA FRANCESA

Autores

Palavras-chave:

Vigilância Epidemiológica; Áreas de Fronteira; Brasil; Guiana Francesa.

Resumo

O objetivo deste artigo foi avaliar os serviços de Vigilância Epidemiológica existentes na fronteira do Amapá e Guiana Francesa, nas cidades de Oiapoque e Saint Georges. O Processo metodológico consistiu de um estudo exploratório que buscou descrever a estrutura e organização do desenvolvimento da vigilância epidemiológica, assim como do processo de intercâmbio de informações em saúde entre os dois territórios fronteiriços, Amapá e Guiana Francesa. Foi possível perceber que em ambos os países há instrumentos legais e competências bem definidas acerca das atividades da VE, e que se mostram descritas nas legislações, de forma a atender as recomendações do Regulamento Sanitário Internacional (RSI) de 2015. Porém, em escala local de implementação desses serviços, evidenciou-se fragilidades mais acentuadas nas capacidades estruturantes e operacionais da VE, mais especificamente do lado brasileiro. A barreira

linguística, rotatividade de pessoal e ausência de protocolos oficiais para a realização de intercâmbio de informações em saúde entre os territórios foram citadas pelos interlocutores, como um dos fatores que impede um monitoramento integrado e eficiente das doenças e agravos nesta zona fronteiriça. Concebe-se que há diferentes fragilidades e potencialidades entre os serviços de vigilância dos dois territórios, apontando a necessidade de cooperação transfornteiriça e compartilhamento mais eficiente de informações epidemiológicas na zona de fronteira do Amapá e Guiana Francesa.

 

 

Biografia do Autor

Jodival Maurício da Costa, Universidade Federal do Amapá

Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo, do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amapá. Graduado em Geografia (UFPA). Mestre em Geografia (UFRGS). Doutor em Ciências, com ênfase em Ciência Ambiental (USP), com estágio de doutorado na Universidade de Paris-Sorbonne Nouvelle. Temas de interesse: o meio ambiente nas relações internacionais; riscos e vulnerabilidades socioambientais; fronteiras étnicas e sociais; tecnologia social, trabalho e sustentabilidade nas cadeias produtivas da sociobiodiversidade na Amazônia. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade (IEA-USP). E-mail: jodival.costa@gmail.com.

Downloads

Publicado

2024-11-04