O PAPEL DO ESTADO NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO PARA PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE NA AMAZÔNIA

Autores

Palavras-chave:

Educação de qualidade, Amazônia, Planos estaduais de educação nas prisões

Resumo

As políticas públicas educacionais, enquanto direcionadoras de educação de qualidade para a prisão, são o tema em discussão neste artigo. Assim, empreendeu-se um esforço para evidenciar o dever do Estado na efetivação desse direito para as pessoas privadas de liberdade na Amazônia brasileira. Para tanto, a pesquisa se desenvolveu a partir da abordagem qualitativa, utilizou-se a pesquisa documental, e a análise de conteúdo foi empregada como instrumento de entendimento dos documentos, dentre eles o Plano Estadual de Educação em Prisões. O estudo mostra que ainda existe uma disparidade entre a legislação que assegura a oferta da educação nas escolas localizadas no interior dos estabelecimentos penitenciários, o que fica cristalino na análise dos planos estaduais de educação em prisões da região Amazônica, que expressam a necessidade de capacitação dos docentes, escassez de material didático, falta de infraestrutura e outros. Por fim, o estudo conclui que o Plano Estadual de Educação em Prisões influencia a oferta de atividades educativas, e os dados do Departamento Penitenciário Nacional revelam que houve um aumento de 276% no número de pessoas presas em atividades educacionais no período de 2011 a 2019.

Biografia do Autor

Josiane Ferreira, Universidade Estadual de São Paulo

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de São Paulo (USP). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Regimes de Privação da Liberdade (GEPEPrivação). Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas pelo Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará (UECE - 2019). Especialização em docência para educação penitenciária pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP - 2019). Bacharel em Direito pela Faculdade Brasil Norte (FABRAN - 2017). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP - 2010). É Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Roberto Silva, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Professor Livre Docente do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Leciona no Programa de Pós-Graduação em Educação e orienta mestrado e doutorado na Linha de Pesquisa Estado, Sociedade e Educação e supervisiona pós-doutorados nas mesmas áreas. Coordena o GEPÊPrivação (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Regimes de Privação da Liberdade e o GEPEULAN (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Angola).

Downloads

Publicado

2025-10-24

Edição

Seção

Artigos