O ESTADO DA ARTE SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE GASTON BACHELARD PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

Palavras-chave:

Gaston Bachelard, Ensino de Ciências, Epistemologia Histórica, Obstáculos Epistemológicos, Perfil Epistemológico

Resumo

A presente pesquisa do tipo Estado da Arte apresentou as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard, por meio da análise dos artigos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES. Diante do predomínio dos conceitos bachelardianos em diversas áreas do conhecimento, investigamos a prevalência dos estudos publicados que citam Bachelard como pressuposto epistemológico. Como objetivo, analisamos as pesquisasque abordam Bachelard e ensino, a nível nacional, verificando se essas produções relacionam-se ao ensino de ciências. Assim, foram empregados os seguintes descritores conforme colocado por Megid Neto: Ano de Publicação, representando uma alta relativa nas pesquisas nessa área na última década; Área de Pesquisa, indicando que mais da metade dos trabalhos contemplam o Ensino de Ciências; Foco Temático, que atribuiu destaque ao foco filosofia da ciência e, por fim elencou-se um descritor emergente que a partir dos dados extraídos para composição do corpus, contempla a frequência dos conceitos bachelardianos presentes nas publicações analisadas, sendo, Epistemología Histórica, Obstáculos Epistemológicos e Perfil Epistemológico, como fundamentação ao referencial teórico das obras

Biografia do Autor

Luana Morschheiser, Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências (GEPIEC)

Mayra Alonço, Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências (GEPIEC)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências (GEPIEC)

Paola Soares, Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática

Bibliotecária no Instituto Federal de Santa Catarina. Mestrado em andamento pela UNIOESTE: PPGCEM. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática

Marco Carvalho, Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática

Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE. Doutorado em Letras (UFBA). Pesquisador no Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática FOPECIM

Lourdes Justina, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Doutora em Educação para a Ciência – (UNESP). Integrante do Gecibio: Grupo de Educação em Ciências e Biologia

Rosana Leite, Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciência

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática – PPGECEM/Unioeste. Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM). Líder do GEPIEC – Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciência

Downloads

Publicado

2025-10-24

Edição

Seção

Artigos