O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Étnico-racial, Ensino de Ciências, MulticulturalResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar os trabalhos produzidos sobre a temática étnico-racial no Ensino de Ciências da Natureza, desde 2003 até o atual período (2020), dialogando com Munanga (2012; 2010), Gomes (2010; 2005), Candau (2008), Hall (2003; 2002) e a teoria do multiculturalismo crítico. As bases de dados utilizadas foram o Portal da Capes, Scielo, Scopus, Redalyc e Base Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando os descritores: “étnico-racial(is)”, “ensino”, “ciências” e suas variações. Foram encontrados doze trabalhos específicos na área pesquisada. Em sua maioria, são trabalhos recentes (2015-2019), categorizados pelo foco investigativo em: “Ações afirmativas”, “Diálogos teóricos”, “Ensino e Aprendizagem” e “Formação de Professores”. Os trabalhos expressam discussões críticas e diversas acerca da identidade negra, através das representações nos livros didáticos e dos conhecimentos de matriz africana e afrobrasileira. Os artigos relatam experiências em diferentes áreas do conhecimento como Astronomia, Química e Evolução, em uma perspectiva multicultural crítica, que reconhece e valoriza a cultura negra.