O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Palavras-chave:

Étnico-racial, Ensino de Ciências, Multicultural

Resumo

 O presente artigo tem como objetivo analisar os trabalhos produzidos sobre a temática étnico-racial no Ensino de Ciências da Natureza, desde 2003 até o atual período (2020), dialogando com Munanga (2012; 2010), Gomes (2010; 2005), Candau (2008), Hall (2003; 2002) e a teoria do multiculturalismo crítico. As bases de dados utilizadas foram o Portal da Capes, Scielo, Scopus, Redalyc e Base Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando os descritores: “étnico-racial(is)”, “ensino”, “ciências” e suas variações. Foram encontrados doze trabalhos específicos na área pesquisada. Em sua maioria, são trabalhos recentes (2015-2019), categorizados pelo foco investigativo em: “Ações afirmativas”, “Diálogos teóricos”, “Ensino e Aprendizagem” e “Formação de Professores”. Os trabalhos expressam discussões críticas e diversas acerca da identidade negra, através das representações nos livros didáticos e dos conhecimentos de matriz africana e afrobrasileira. Os artigos relatam experiências em diferentes áreas do conhecimento como Astronomia, Química e Evolução, em uma perspectiva multicultural crítica, que reconhece e valoriza a cultura negra.

Biografia do Autor

Manuella Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (UFRGS) e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista do Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Roniere Fenner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e do curso de Educação do Campo, litoral norte. Mestre e Doutor em Ensino de Ciências

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Publicado

2025-10-24

Edição

Seção

Artigos