Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Para submeter artigo à PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, os autores precisam primeiramente realizar seu cadastro no sistema da Revista, em https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/user/register. A seguir, devem clicar na Página do Usuário, na opção Autor, em Iniciar Nova Submissão e preencher os seguintes passos do processo.

Os artigos poderão ser enviados em português, espanhol, inglês e francês.

 

Título: Fonte do tipo Times New Roman, tamanho 12, centralizado. O título, com no máximo vinte palavras, deverá ser correspondente ao idioma do texto, bem como também deverá ter traduções em português, espanhol e inglês na sua sequência. 

Resumo e Abstract: O resumo e o abstract deverão se apresentar com espaçamento entre linhas simples e em fonte do tipo Times New Roman, tamanho 12. Mínimo de 100 e máximo de 500 palavras, bem como também deverá ter traduções em português, espanhol e inglês na sua sequência.

Palavras-chaveDeverão apresentar-se com o espaço de uma linha imediatamente abaixo do resumo em um número mínimo de 03 (três) e no máximo de 05 (cinco).

Corpo do textoEm formato de papel A4. Margens: superior e esquerda 3cm, inferior e direita 2cm. Fonte Times New Roman tamanho 12 e espaço entre linhas de 1,5. Recuo do parágrafo: 1,5. O artigo deve ter entre 10 a 30 laudas, incluindo referências bibliográficas. As ilustrações do artigo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, tabelas, quadros e outros) deverão ser inseridos no texto, logo após a sua citação. As ilustrações deverão ter preferencialmente 7,5 cm de largura, e não deve ultrapassar 16 cm de altura.

BibliografiaDeverá apresentar-se no final do artigo, em ordem alfabética. Atenção: deverão constar da Bibliografia apenas as referências citadas no corpo do texto e não a bibliografia geral sobre o tema.

 

Normas para Referências Bibliográficas:

Como a Revista PRACS objetiva ser um periódico de interlocução entre América Latina e Caribe, sediado no Brasil, aceitamos os diferentes sistemas de referenciação utilizados na região. No início do texto, em nota de rodapé, a/o autor/a deve indicar qual sistema de referenciação utilizará em seu artigo, para que o leitor possa acompanhar desde o início.

 

Normas para a Seção Resenha

As resenhas devem ter de 05 a 10 páginas, de livros recém-lançados nos últimos dez anos, sobre temas e áreas de importância para as Ciências Humanas, a Filosofia e sobre temas das relações sociedade e natureza e das dimensões humanas da biodiversidade. Deve ser inserido no desenvolvimento do texto uma imagem da capa do livro resenhado. 

 


 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).

  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.

  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega negrito em vez de itálico ou sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão obrigatoriamente inseridas no texto, e não no final do documento, como anexos. Textos com anexos serão previamente arquivados.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

 

Declaração de Direito Autoral

Declaro que o presente artigo/resumo é original, isto é, não foi publicado bem como não foi encaminhado para nenhum outro periódico nacional ou internacional.

A PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as)autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP.

Obs.: A PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP adota a política do copyleft, isto é, após a publicação é livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.