Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os artigos deverão ser submetidos pelo navegador MOZILLA FIREFOX ou GOOGLE CHROME, pois o Internet Explorer não possibilita a submissão integral. Primeiramente faça o seu cadastro e/ou login. A seguir, clique na Página do Usuário, na opção Autor, em Iniciar nova submissão e preencha os passos do processo.

Formatação para artigos:

Idioma: Português, Inglês, Francês ou Espanhol.

Não serão aceitos artigos em co-autoria com mais de cinco autores.

Para cada número da revista, um autor pode enviar no máximo um artigo como autor principal e um em co-autoria.

O Conselho Editorial tem a autonomia para determinar quais os artigos que figurarão no número publicado da revista, e que a carta de aceite não assegura a veiculação do trabalho do número a ser publicado.

Título: Fonte do tipo Times New Roman, tamanho 12, centralizado. O título, com no máximo vinte palavras, deverá ser correspondente ao idioma do texto, bem como também deverá ter traduções em português e inglês na sua sequência. 

Resumo e Abstract: O resumo e o abstract deverão se apresentar sem recuo de margem à direita, espaçamento (entre linhas) simples e em fonte do tipo Times New Roman, tamanho 10, mínimo de 100 e máximo de 250 palavras, bem como também deverá ter traduções em português e inglês na sua sequência.

Palavras-chave: Deverão apresentar-se com o espaço de uma linha imediatamente abaixo do resumo e do abstract (Keywords) em um número mínimo de 03 (três) e no máximo de 05 (cinco) palavras-chave (keywords). O termo "palavras-chave" deve vir em negrito e as palavras sem qualquer marcação.

Corpo do texto: Em formato de papel A-4 (29,7cm x 21,0cm); Margens: superior = 3cm, inferior = 2cm, esquerda = 3cm e direita = 2 cm; software editor de texto: Word for windows; caracteres: Times New Roman, em fonte tamanho 12 e espaço entre linhas de 1,5. Recuo do parágrafo: 2,5. O artigo deve ter entre 10 a 30 laudas, incluindo referências bibliográficas. As ilustrações do artigo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, tabelas, quadros e outros) deverão ser inseridos no texto, logo após a sua citação. As ilustrações deverão ter preferencialmente 7,5 cm de largura, e não deve ultrapassar 16 cm de altura.

Bibliografia: Deverá apresentar-se no final do artigo, em ordem alfabética. Atenção: deverão constar da Bibliografia apenas as referências citadas no corpo do texto e não a bibliografia geral sobre o tema.


Normas para a construção das referências de livros:

1º) Autor: Sobrenome do autor em caixa alta, seguido de vírgula e nome do autor. Caso haja mais de um autor, deve-se usar o ponto-e-vírgula para separá-los. Quando existirem mais de três autores, indica-se apenas o primeiro autor e em seguida a expressão et al.

2º) Título e Subtítulo: após o autor, coloca-se um ponto e um espaço para iniciar o título. O título deverá aparecer em Negrito com apenas a primeira letra em caixa alta. Caso haja subtítulo, este deverá aparecer separado do título por dois pontos e escrito sem nenhum grifo ou marca de qualquer tipo.

3º) Tradutor: após o título, coloca-se um ponto e um espaço e indica-se o tradutor (se houver).

4º) Edição: a edição vem logo após ao título ou, se houver, ao tradutor. Na referência indica-se, somente, as edições das publicações a partir da segunda edição. Importante: Não se indicam, nas referências bibliográficas, as primeiras edições.

5º) Local de publicação/editora/data: após a edição (se houver), indica-se o local da publicação seguido de dois pontos, um espaço em branco, o nome da editora seguido de vírgula e, um espaço em branco, e a data da publicação do livro seguido de ponto-final.

Exemplos:

IANNI, Octavio. Teorias da globalização. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

GALBRAITH, John Kenneth. O pensamento econômico em perspectiva: uma história crítica. Tradução de Carlos A. Malferrari. São Paulo: Pioneira, 1989.

Parte de monografia:

Capítulo de livro - Exemplo

IANNNI, Octavio. Metáforas da globalização. In: ________. Teorias da globalização. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. cap. 1, p. 11-26

Parte de Parte de coletânea - Exemplo

MERLI, Raffaello. Tofler: a terceira onda. In: MASI, Domenico de. Sociedade pós-industrial. Tradução Anna Maria Capovilla. 3.ed. São Paulo: Senac, 2000. p. 183-191.

Normas para a construção de referência de artigos de periódicos:

Autor e título do artigo: para título e autor seguem-se os mesmos procedimentos apresentados para a construção de referência para os livros, exceto o grifo que não será considerado para o título do artigo. Ou seja, neste caso será destacado apenas o título da revista.

Título do periódico/local/vol./ano/num./pág./data: após os autores do artigo, coloca-se um ponto e um espaço em branco, em seguida indica-se o título da revista em negrito. Todos os dados que se seguem após o título da revista como o local de publicação ou o volume (vol.) são separados por vírgula.

Exemplos:

RAPOPORT, Mario; LAUFER, Rubén. Os Estados Unidos diante do Brasil e da Argentina: os golpes militares da década de 1960. Revista brasileira de política internacional, Brasília, ano 43, n. 1, n. 1, p. 69-98, fev. 2000.

Teses e Anais de Congressos Científicos

Teses - exemplo:

FÊO, Eliana Alves. Os efeitos da globalização produtiva sobre a indústria de matérias-primas para sorvetes. 2000. 108 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

Anais - exemplo

HALLEWELL, Laurence. As novas tecnologias: uma perspectiva política.. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL PROF. DR. PAULO TARCÍSIO MAYRINK, 2 & ENCONTRO DE BIBLIOTECONOMIA DO CENTRO-OESTE PAULISTA, 4. 1996. Anais... Marília: UNESP, 1997.

Normas para a construção de referência de documentos eletrônicos:

Exemplos:

HOPFL, Heather. Vertigo e o sublime trágico. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 42, n. 4, out./dez. 2002. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2003.

Citações no corpo do texto: As citações no corpo do texto deverão ser indicadas pelo sistema autor/data. As citações com mais de três linhas deverão ser destacadas com um recuo de 4 cm da margem esquerda, com a fonte tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples.

Exemplo: (IANNI, 2000, p.15).

Citação indireta: é a transcrição livre do autor consultado. É opcional o uso de aspas e a indicação de páginas.

Exemplo: Segundo Atlan (1992, p. 50-51), a maioria dos organismos vivos são capazes de sobreviver a eventos que, de forma alguma, podiam ser inteiramente previstos.

Citação direta: transcrição textual do autor consultado. Deve-se usar aspas (exceto nas citações recuadas, que são aquelas que possuem mais de três linhas) e indicar o ano da publicação e a página consultada colocando estas informações entre parênteses.

Exemplo: Torres (1985, p.6) define a ciência cognitiva como "um esforço empírico e contemporâneo para responder antigas questões epistemológicas, particularmente aquelas concernentes à natureza do conhecimento, seus componentes, suas origens, seu desenvolvimento e seu emprego".

Citação de citação: transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.

Exemplo: Segundo Laudan (1977, p.15 apud ECKARDT, 1995, p.20), afirma que "as questões empíricas básicas surgem quando a ocorrência de um tipo de fenômeno causa uma certa estranheza de ordem social, dando origem às investigações científicas".

Artigos que não atenderem às normas descritas não serão encaminhados para análise.

------------------------------------------------------------------------

INSTRUÇÕES GERAIS PARA A SEÇÃO DE RESENHA

* As resenhas devem ter de 04 a 07 páginas, de livros recém-lançados nos últimos cinco anos, que tenham relação com a política editorial da revista. Deve ser inserido no desenvolvimento do texto uma imagem da capa do livro resenhado, obrigatoriamente.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).

  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.

  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega negrito em vez de itálico ou sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão obrigatoriamente inseridas no texto, e não no final do documento, como anexos. Textos com anexos serão previamente arquivados.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

 

Declaração de Direito Autoral

Declaro que o presente artigo/resumo é original, isto é, não foi publicado bem como não foi encaminhado para nenhum outro periódico nacional ou internacional.

A PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as)autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP.

Obs.: A PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP adota a política do copyleft, isto é, após a publicação é livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.