PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP

Qualis CAPES B1

For translate this journal to the English language, clik in the flag English on the right

DOI: http://dx.doi.org.10.18468/pracs.

A Revista PRACS (ISSN 1984-4352) tem por objetivo a divulgação da produção científica regional, nacional e internacional na área de humanidades diante dos seus debates interdisciplinares e plurais, com atenção especial às discussões do âmbito da Ciência Política, das Relações Internacionais, do Planejamento Urbano e Regional / Demografia e da Educação. Está aberta, portanto, para colaborações do Brasil e do exterior. Os procedimentos de análise e apreciação dos artigos pelos pareceristas são realizados com o anonimato dos autores dos respectivos trabalhos e pareceristas (avaliação cega). O prazo de recebimento das contribuições de artigos é com fluxo contínuo. Está indexada em diversas bases de dados nacionais e internacionais. A PRACS prioriza publicações de autoria ou co-autoria doutoral, respeitando contudo a diversidade de saberes das áreas com sensibilidade sobre os diferentes padrões, níveis e lógicas de cada campo do conhecimento.


Imagem para capa da revista

PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP está indexada em:

Zur Startseite: Elektronische Zeitschriftenbibliothek

 alt=

Journals for Free

La Criée : périodiques en ligne

Sumários.org

.

.

Notícias

 

Chamada para submissões – Dossiê Educação Ambiental crítica e questões contemporâneas

 

Chamada para submissões – Dossiê

Educação Ambiental crítica e questões contemporâneas

Organizadores: Jorge Sobral S. Maia e Lilian Giacomini Cruz

Considerando a educação ambiental e os diversos entraves que permeiam sua inserção, tanto no currículo da Educação Básica e do Ensino Superior, como nas políticas públicas de educação e nas de caráter ambiental, e a urgente discussão e proposição de soluções para problemas socioambientais de ordem local, regional e global, verifica-se a necessidade de ampliação do debate crítico no campo da educação ambiental brasileira e internacional. Para tal, a presente Sessão Temática pretende relatar as diversas experiências desenvolvidas por pesquisadores que se ocupam de estudos e práticas interdisciplinares que abarquem estratégias que possam contribuir para o enfrentamento desta problemática no Brasil e em outros países. Desta forma, buscaremos, neste conjunto de textos, aprofundar o entendimento do cenário contemporâneo relacionado à crise ambiental e sua dimensão no padrão civilizatório global, procurando construir interações teórico-metodológicas de fundo acadêmico e social.

Período da chamada: até 04/06/2018

Previsão de publicação: v. 11, n. 4, 2018 

E-mail para dúvidas: sobralmaia@uenp.edu.br ; daniel.s.chaves@gmail.com (Chefia Editorial)

 
Publicado: 2018-03-09 Mais...
 

Chamada para submissões – Dossiê Violência epistêmica e descolonização de saberes: experiências recriadas e ressignificadas em espaços de interculturalidade

 

Chamada para submissões – Dossiê

Violência epistêmica e descolonização de saberes: experiências recriadas e ressignificadas em espaços de interculturalidade

Organizadoras: Alexandre Ferraz Herbetta e Elissandra Barros da Silva

A proposta deste Dossiê é discutir e compartilhar práticas de descolonização de saberes efetivadas em espaços interculturais e que busquem romper com a "monocultura" do saber, que considera que o único saber válido é o saber científico. Este Dossiê será comporto por pesquisas que buscam discutir estas experiências e as reflexões teóricas advindas de casos concretos estabelecidos nos contextos educacionais. Este Dossiê se propõe também a congregar práticas descoloniais na América Latina, através de uma rede de pesquisadores que abordam a questão da interculturalidade e descolonialidade no Brasil, Colômbia, México e Venezuela. Espera-se assim promover um diálogo aprofundado sobre a realidade educacional intercultural de diversas regiões com o objetivo de refletir sobre a relação entre a política pública, o movimento político indígena e a educação intercultural.

Período da chamada: até 15/04/2018

Previsão de publicação: v. 11, n. 3, 2018 

E-mail para dúvidas: elisbarros22@gmail.com ; daniel.s.chaves@gmail.com (Chefia Editorial)

 
Publicado: 2018-02-26 Mais...
 

Chamada para submissões – Dossiê Biopoder: reflexões interdisciplinares sobre o controle

 

Chamada para Submissões – Dossiê 

Biopoder: reflexões interdisciplinares sobre o controle

Organizadora: Profa. Dra. Débora Aymoré, UEAP. (CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5444018172944089

A Revista PRACS está com chamada aberta para submissão de trabalhos acadêmicos para o Volume XI (2018), número 2, que publicará contribuições originais para o Dossiê Biopoder: reflexões interdisciplinares sobre o controle. Formulado pelo filósofo francês Michel Foucault (1926 - 1984), o biopoder recebe deste autor tratamento duplo: por um lado, epistemológico e histórico e, por outro, político e social. O que nos permite afirmar que a abordagem de Foucault é interdisciplinar, na medida em que epistemologia, história, política e sociologia formam áreas relativamente distintas, cujos limites porosos permitem que se interpenetrem a depender da temática tratada, levando ao questionamento da divisão estanque do conhecimento em áreas desconexas. Foucault, desse modo, enfatiza a complexidade e a abrangência na abordagem das relações sociais de poder que, quando dirigidas aos corpos e às mentes, originam o biopoder.

Período da chamada: 30/01/2018 a 30/04/2018

Previsão de publicação: v. 11, n. 2, 2018 

E-mail para dúvidas: deboraaymore@gmail.com ; daniel.s.chaves@gmail.com (Chefia Editorial)

 
Publicado: 2018-02-25 Mais...
 

Chamada para propostas de dossiês

 
Divulgamos a chamada que, presente, tem por desígnio a convocação, em fluxo contínuo ao longo do corrente ano, de professores/as e pesquisadores/as doutores/as que atuem, nacional e internacionalmente, nas áreas de Ciência Política e das Relações Internacionais, do Planejamento Urbano e Regional / Demografia e da Educação, para o encaminhamento de propostas para dossiês temáticos para as edições dos volumes X (2017), XI (2018) e XII (2019) da PRACS. 
 
Acesse a versão completa da Chamada clicando aqui
 
Publicado: 2017-07-31 Mais...
 
Outras notícias...