CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DO NOVO DOSSIÊ "INFÂNCIAS E BRASILIDADES: ARTES, EDUCAÇÃO E CULTURAS"

Para compreender as infâncias e as crianças desse imenso território chamado Brasil é preciso olhar para os povos que nela habitam: quilombola, caboclo, assentado, atingido por barragem, sem-terra, marisqueiro, indígena, ribeirinho, pescador, cigano, imigrante, agricultor, colono, camponês, urbano e outros, e se localizam nos espaços urbanos, no campo, na terra firme, nas águas, nas florestas, nos mangues, a fim de perceber que suas singularidades e especificidades se interligam ao sonhar, pensar, sentir, agir, criar e ao transformar de suas realidades de maneira individual e coletiva trazendo novos ou outros sentidos a elas. Esta capacidade de restaurar, (re)interpretar e (re)criar realidades sugerem a intrínseca relação entre a criança, a criação, o fazer estético, artístico e poético, nos convidando, deste modo, a olhar para as diversidades de infâncias também a partir da perspectiva das artes, especialmente, das Artes Cênicas.
A infância, ou melhor, a maneira como é vivida, não é igual em toda parte, mas se difere de lugar para lugar. Cada sociedade tem sua(s) cultura(s) e por meio dela designa critérios que determinam como ela será residida pelas crianças. Neste sentido, propõem-se um debate sobre a atividade, a criação e a participação das crianças, sendo o principal objetivo deste dossiê divulgar as pesquisas que refletem a diversidade das vivências infantis brasileiras no entrelaçamento das artes com a educação e as culturas. Assim, a Revista Iaçá e os editores e as organizadoras convidam pesquisadoras e pesquisadores para compor este dossiê com as temáticas, a seguir:
• Infâncias, culturas e natureza;
• Culturas Infantis: brincadeiras e linguagens;
• Experiências artísticas com crianças em espaços formais e não formais Produções artísticas para e com crianças no Brasil: teatro, dança, música, circo, cinema, performance, artes visuais e etc.
• Ética e Metodologia de pesquisa com crianças;
• Infância e Prática docente;
• Política de cuidado, proteção e educação de crianças;
• Infâncias e Interseccionalidades;
• Infâncias: Fronteiras étnicas, territoriais, saberes, religiosidade, espiritualidade e ancestralidade.
Este dossiê tem como editoras convidadas: Adriana Moreira (UNIFAP), Mariene Perobelli (UFU) e Simei Andrade (UFPA).
Lançamento de chamada: abril/2024
Data limite para recebimento de artigos: julho/2024
Dossiê referente ao v.06, n.02 (2023)
Qualis da Revista B3
Informações: revistaiacaartesdacena@gmail.com
ISSN: 2595-2781