CHAMADA ABERTA PARA O DOSSIÊ "DANÇA AFRO\DANÇAS NEGRAS\DANÇAS DE MATRIZES AFRICANAS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS"

2025-06-22

Com esta chamada para publicação de artigos e ensaios na revista IAÇÁ queremos resgatar, à luz de fontes documentais, entrevistas e memórias de uma experiência sociocultural através da dança afro\danças negras\danças de matrizes africanas. São aspectos da dinâmica de trabalho dessas danças no que se referem às atividades suas raízes histórico/políticas\artísticas. Ou seja, a afirmação negra como cultura que expressa elementos identitários dos afros-descendentes e sua inserção no contexto contemporâneo. No trabalho desenvolvido pelos coreógrafos(as), bailarinos(as), pesquisadores(as) como a prática artística dessas danças desenrola-se na contemporaneidade.

Refletiremos sobre a experiência dos (as) profissionais e da dança afro e sua importância enquanto atividade artística centrada no resgate, preservação e divulgação da cultura afro-brasileira, proporcionando possibilidades de novas pesquisas que versem sobre os aspectos artísticos e políticos da dança afro.

Assim, o objetivo geral deste dossiê é dialogar com bailarinos(as), coreógrafos(as), pesquisadores(as) sobre a história da dança afro como resgate e valorização da cultura afro-brasileira, do corpo negro e, portanto, das vivências da população afrodescendente.

Como objetivos específicos, pretendemos:

  • Resgatar uma parte da história da dança afro no Brasil e, especificamente através dos artigos e ensaios que apresentem uma ressignificação de valores afro-brasileiros na dança.

  • Divulgarmos as estratégias de trabalho (ensaios, criação, a percussão, o figurino, estratégias de sobrevivência da dança afro); artigos e ensaios que abordem as vivências cotidianas dos(as) bailarinos(as) e a sua tradução em termos de expressão artística.

  • Artigos e ensaios que se vinculam ao debate acerca das expressões da corporeidade negra e afro-brasileira, na expectativa de consolidar os modos de pensar as condições da dança afro no país.

A noção danças negras\danças afro\ danças de matrizes africanas abrange um conjunto vasto e diverso de movências corporais, originadas das experiências africanas e afro-diaspóricas. Danças marcadas por sua relação com a ancestralidade, a oralidade, a musicalidade além de serem expressões de resistência e memória. Essas movências não são apenas gestos e movimentos físicos, mas também simbólico, emocional e ancestral, que se inserem em um movimento que se reatualiza no tempo espiralar proposto por Leda Maria Martins (2021). A palavra movência pode ser entendida aqui como uma ação que implica um estado contínuo de transformação e uma abordagem que vai além da técnica e da mecânica do corpo, arquivo vivo que carrega histórias e subjetividades que são atravessadas por questões culturais, raciais e identitárias.

Este dossiê tem as seguintes pessoas convidadas para sua organização: Evandro Passos (PPGDança UFBA), Fernanda Dias (CTO-RJ), Solange Ferreira (ESCH-ESCOLA SUPERIOR DE ARTES CÉLIA HELENA)

Dossiê referente ao v.8, n.2 (2025)

Qualis da Revista: B3

Informações: revistaiacaartesdacena@gmail.com

ISSN: 2595-2781

Período de submissão: 23 de junho a 01 de setembro/2025.