Notícias

Chamada de trabalhos para o dossiê - ESTÉTICOPOLÍTICAS SEXO-GÊNERO DISSIDENTES EM CENA (Organizado por Cleber Braga, Xan Marçall e Djalma Thürler)

 

A edição número 7 da Revista IAÇÁ: Artes da Cena, a ser lançada no segundo semestre de 2021, objetiva a publicação de trabalhos inéditos em dossiê sobre o tema "Estéticopolíticas sexo-gênero dissidentes em cena”. Desde uma ampla e fronteiriça noção de cena - que abarca manifestações na área de teatro, dança, arte da performance, etc. -, o dossiê busca fomentar reflexões em distintas perspectivas, tais quais: processos de criação; poéticas contraculturais, queer e decoloniais; estéticas políticas; artivismos; pedagogias indisciplinadas, transfeminismos, entre outras.

O prazo para submissão de artigos inicia em 27 de abril e se encerra em 27 de julho de 2021. Serão aceitos textos para o dossiê com a temática "Estéticopolíticas sexo-gênero dissidentes em cena”, assim como para as seções Relatos de Experiência, Recortes (com outra formatação, ampliando a noção de escrita acadêmica no campo das artes), e Artigos em Fluxo Contínuo (com temática diversa ao dossiê em questão).

Os responsáveis pelo dossiê "Estéticopolíticas sexo-gênero dissidentes em cena” são:

Cleber Braga, produtor cultural e artista, com ênfase em direção teatral. Doutor em Cultura e Sociedade pela UFBA. Professor do curso de Licenciatura em Teatro e do curso de Especialização em Estudos Teatrais Contemporâneos na UNIFAP, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da UFSB.

Xan Marçall, licenciada em Teatro pela UFBA. É professora de Teatro, Arte-Educadora, Atriz, Encenadora. Atualmente leciona na Escolinha Maria Felipa, instituição pioneira de educação afrocentrada no Brasil. Membra Fundadora do Coletivo DAS LILITHS-BA e HONORATO-Plataforma Criativa-BA/PA; e colaboradora do Nucus, atuando na linha de Artivismos e Estudos Tran Travestis e Interesex desde 2018. Membra Fundadora do Coletivo DAS LILITHS-BA e HONORATO-Plataforma Criativa-BA/PA.

Djalma Thürler é membro do GT Arte y Política da CLACSO e especialista em gestão e políticas culturais pela Universidade de Girona (ESP). Investigador Pleno do CULT/UFBA, Investigador Associado do CLAEC e Investigador Colaborador do ILCML, da Universidade do Porto (Portugal). É diretor artístico e dramaturgo da ATeliê voadOR Teatro. É Vice-Coordenador do NuCuS - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Cultura e Sexualidade e atual Coordenador Adjunto Acadêmico da Câmara II - Sociais e Humanidades, da Área Interdisciplinar da CAPES.

 
Publicado: 2021-04-25
 

** SUBMISSÕES PRORROGADAS ** para o dossiê CENA CONTEMPORÂNEA E PERFORMANCE ARTE até 10/09/2020

 
Informamos que as submissões para o dossiê CENA CONTEMPORÂNEA E PERFORMANCE ARTE  foi prorrogado até 10 de SETEMBRO de 2020.  
Publicado: 2020-08-23 Mais...
 

Chamada de trabalhos para o dossiê - CENA CONTEMPORÂNEA E PERFORMANCE ARTE (Organizado pelo Profº Me. Wellington Douglas dos Santos Dias)

 

O dossiê de número 6 da Revista IAÇÁ: Artes da Cena será lançado no segundo semestre de 2020 e tem como objetivo apresentar trabalhos inéditos dentro dos campos CENA CONTEMPORÂNEA E PERFORMANCE ARTE. Neste sentido busca-se estimular a problematização dessas áreas artísticas a partir de diversas perspectivas, tais como: Processos de Criação e Encenação contemporânea; Dispositivos de Montagem e Criação Cênica; Teatro e Performatividade; Teatro Performativo; Performance Arte; Metodologias de pesquisa da Performance Arte; Programas performativos; Práticas performativas decoloniais; Hibridismo de Linguagens na Cena Contemporânea; Cena Intermedial; Teatro Documentário; Teatro e Espacialidades diversas. As autoras e os autores podem elaborar ensaios e/ou artigos provenientes de pesquisas práticas e/ou teóricas. Além disso, a Revista IAÇÁ: Artes da Cena receberá artigos originais não vinculados às temáticas desse dossiê, bem como entrevistas, cadernos de artista e/ou diários de bordo (limite de até 4 páginas scaneadas) e críticas de espetáculos teatrais contemporâneos (acompanhados de imagens/fotografias com direitos cedidos) oriundos de estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil para comporem uma sessão especial de publicações dando visibilidade para essas regiões em questão.

Prazo para submissões: 23 de agosto de 2020.

Organização: Profº Me. Wellington Douglas dos Santos Dias (Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas)

 
Publicado: 2020-06-23
 

** SUBMISSÕES PRORROGADAS ** para o dossiê – POÉTICAS DO CORPO até 10/04/2020

 

Informamos que as submissões para o dossiê – POÉTICAS DO CORPO foi prorrogado até 10 de abril de 2020.


Fique em casa. Esteja em Quarentena. E nos envie sua proposta.


O dossiê de número 5 da Revista IAÇÁ: Artes da Cena, que será lançado no primeiro semestre de 2020, tem como objetivo reunir trabalhos inéditos dentro do campo POÉTICAS DO CORPO. Neste sentido esta edição busca fomentar a problematização acerca deste tema em diferentes perspectivas, que são: Corpo e Processos de Criação; Estados de Presença e Poéticas do Corpo; Dramaturgias do Corpo; Novas Metodologias de pesquisa sobre o Corpo; Corpo e Subjetividades; Corpo e Decolonialidade; Corpo e Cena intermedial. As autoras e os autores podem elaborar ensaios e/ou artigos provenientes de pesquisas práticas e/ou teóricas. Além disso, a Revista IAÇÁ: Artes da Cena, receberá artigos originais não vinculados às temáticas (desse dossiê), bem como entrevistas para comporem a categoria fluxo contínuo.

Organização: Prof. Me. Raphael Brito

 
Publicado: 2020-03-16
 

Chamada de trabalhos para dossiê – POÉTICAS DO CORPO (Organizado por José Raphael Brito dos Santos)

 

O dossiê do número 5 da Revista IAÇÁ: Artes da Cena, que será lançado no primeiro semestre de 2020, tem como objetivo reunir trabalhos inéditos dentro do campo POÉTICAS DO CORPO. Neste sentido esta edição busca fomentar a problematização acerca deste tema em diferentes perspectivas, que são: Corpo e Processos de Criação; Estados de Presença e Poéticas do Corpo; Dramaturgias do Corpo; Novas Metodologias de pesquisa sobre o Corpo;Corpo e Subjetividades; Corpo e Decolonialidade; Corpo e Cena intermedial. As autoras e os autores podem elaborar ensaios e/ou artigos provenientes de pesquisas práticas e/ou teóricas. Além disso, a Revista IAÇÁ: Artes da Cena, receberá artigos não vinculados às temáticas (desse dossiê), bem como  entrevistas para comporem a categoria fluxo contínuo.

Organizador: Prof. Raphael Brito. 

Prazo para submissão: 15 de março de 2020.

 
Publicado: 2019-12-13
 

Prorrogação do prazo de envios de trabalhos para o dossiê – Pedagogia das Artes Cênicas: como ainda (re)existir? (Organizado por José Flávio Gonçalves da Fonseca, Márcia Strazzacappa e Wellington Menegaz)

 
Informamos que foi prorrogado até o dia 15 de setembro de 2019, o período de submissão de trabalhos para o dossiê  do número 3 da IAÇÁ: Artes da Cena em parceria com o VI Encontro Nacional de Pedagogia das Artes Cênicas, realizado em maio de 2019. O dossiê reunirá trabalhos que abordem as seguintes temáticas: políticas públicas (escola sem partido, reformas curriculares); diversidade (gênero, étnico-racial); acessibilidade cultural; formação de professores (licenciaturas, estágios, PIBID, Residência Pedagógica); espaços e tempos de formação em Arte (educação não-formal, oficinas); experiências e processos de ensino das artes cênicas (educação básica e ensino superior). O dossiê está aberto a todxs que tenham artigos que dialoguem com as temáticas propostas. Além disso, a revista Iaçá receberá artigos não vinculados às temáticas (desse dossiê), bem como traduções e entrevistas para comporem a categoria fluxo contínuo.  
Publicado: 2019-08-19
 

Chamada de trabalhos para dossiê – Pedagogia das Artes Cênicas: como ainda (re)existir? (Organizado por José Flávio Gonçalves da Fonseca, Márcia Strazzacappa e Wellington Menegaz)

 

O dossiê do número 3 da IAÇÁ: Artes da Cena deste ano é em parceria com o VI Encontro Nacional de Pedagogia das Artes Cênicas, realizado em maio de 2019. O dossiê reunirá trabalhos que abordem as seguintes temáticas: políticas públicas (escola sem partido, reformas curriculares); diversidade (gênero, étnico-racial); acessibilidade cultural; formação de professores (licenciaturas, estágios, PIBID, Residência Pedagógica); espaços e tempos de formação em Arte (educação não-formal, oficinas); experiências e processos de ensino das artes cênicas (educação básica e ensino superior). O dossiê está aberto a todxs que tenham artigos que dialoguem com as temáticas propostas. Além disso, a revista Iaçá receberá artigos não vinculados às temáticas (desse dossiê), bem como traduções e entrevistas para comporem a categoria fluxo contínuo.

As submissões para essa edição deverão acontecer até 15 de agosto de 2019.

 
Publicado: 2019-06-13
 

Chamada de trabalhos para dossiê - Teatro e Inclusão: Dos Corpos a Margem aos Corpos Potentes (Organizado pelo Prof. Emerson de Paula)

 

dossiê do número 2 da IAÇÁ: Artes da Cena deste ano, tem como foco discutir as novas abordagens para a Inclusão promovida pelo fazer teatral em específico a corpos colocados a margem da/pela sociedade. Nesta perspectiva esta edição pretende abordar as relações do fazer artístico à pessoas com deficiência enfocando a acessibilidade cultural e aos corpos em vulnerabilidade social e situação de cárcere através de propostas artístico-pedagógicas junto a Educação Penitenciária.  Procura-se também abordar a potência destes corpos colocados a margem pela sociedade em múltiplos e diferentes espaços refletindo sobre propostas que gerem transformações no campo artístico, pedagógico e político.

As submissões para essa edição deverão acontecer até 27 de maio de 2019. 

 
Publicado: 2019-03-26
 

Lançamento da primeira edição

 

No dia 23/04/2018 será lançada a primeira edição da IAÇÁ: Artes da Cena, às 18h, no Auditório Central, da Universidade Federal do Amapá, durante a abertura do IV Seminário de Artes Cênicas do Amapá, e do III  Seminário de Políticas Públicas para a Educação Penitenciária, ambos organizados pelo Colegiado do Curso de Teatro da Unifap.

Todxs estão convidados!

 
Publicado: 2018-04-20
 

Chamada de artigos

 
O prazo para submissão de artigos científicos para o primeiro número da revista IAÇÁ – Artes da cena (UNIFAP) encontra-se aberto.  
Publicado: 2016-05-15 Mais...
 
1 a 10 de 10 itens