Chamada de artigos ao Dossiê: VII Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 2024

2024-07-27

Prazo de submissão: Set. a Nov. 2024.

Editores associados: Dr José Roberto Linhares de Mattos (UFF) e Dra Sandra Maria Nascimento de Mattos (UFRRJ).

Objetivo: Publicação de artigos, com ampliação do debate teórico de resultado de pesquisa em Etnomatemática, enfocando a produção de saberes e culturas de diferentes comunidades e grupos culturais, desde que o mesmo tenha sido apresentado no VII Congresso Brasileiro de Etnomatemática: As dimensões da etnomatemática na valorização das identidades socioculturais, que se realizará em Macapá, no período de 17 a 20 de setembro de 2024. O evento científico é organizado pela IFAP, UEAP, UNIFAP e SBEM-AP. Os artigos serão publicados até dezembro de 2024.

Para ver o card de divulgação e fazer download, acesse o link: https://www2.unifap.br/matematica/?p=5872

Referências:

BARTON, Bill. Making sense of ethnomathematics: Ethnomathematics is making sense. Educational Studies in Mathematics, Vol. 31, p. 201-233, 1996.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Ethnomathematics and its place in the history and pedagogy of mathematics. For the Learning of Mathematics, Vol. 5, n. 1, p. 44-48, 1985.

D’AMBROSIO, Ubiratan. A research program and a course in the history of mathematics: Ethnomathematics, Historia Mathematica16, p. 285-288, 1989.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Um programa. Educação Matemática em Revista, Blumenau, n. 1, p. 5-11, 1993.

D’AMBROSIO, Ubiratan.; ASCHER, Marcia. Ethnomathematics: A dialogue. For the Learning of Mathematics, Vol. 14, 2, p. 36–43, 1994.

D’AMBROSIO, Ubiratan. A Arte ou técnica de explicar e conhecer. 4 ed. São Paulo: Ática, 1998.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Ethnomathematics: The art or technique of explaining and knowing. Trans. by the P. B. Scott. Las Cruces: ISGEm, 1998. (Original work published in 1990).

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática. Elo entre as Tradições e a Modernidade. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, Vol. 1.

KNIJNIK, Gelsa.; WANDERER, Fernanda.; OLIVEIRA, Cláudio José de. (Org.). Etnomatemática, Currículo e Formação de Professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.

MATTOS, Sandra Maria Nascimento de.; MATTOS, José Roberto Linhares de; SILVA, Romaro Antônio. (Org.). Interfaces educativas e cotidianas: povos indígenas. 1. ed. Macapá: EDIFAP, 2021. (Coleção Povos Tradicionais, Vol. 2).

MATTOS, Sandra Maria Nascimento de.; MATTOS, José Roberto Linhares de. A dimensão afetiva e a etnomatemática: relação de sentido e caminhos possíveis. ReDiPE - Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, Marabá, Vol. 4, n.2, p. 84-98, 2022. 

MATTOS, José Roberto Linhares de.; BICHO, José Sávio. Caminhos Investigativos em Etnomatemática: Perspectivas, experiências e teorizações. Science and Knowledge in Focus, Macapá, Vol. 2, p. 49-57, 2019.

NARCISO, Alarcidio Figueiredo.; VASQUEZ, Eliane Leal. Práticas laborais de indígenas Galibi-Marworno e modos de medir: pesquisa em etnomatemática. Science and Knowledge in Focus, Macapá, Vol. 1, p. 39-56, 2018.

RIBEIRO, José Pedro Machado.; DOMITE, Maria do Carmo Santos.; FERREIRA, Rogério. (Org.). Etnomatemática: Papel, Valor e Significado. São Paulo: Zouk, 2004.

SANTOS, Naldo dos.; VASQUEZ, Eliane Leal. Marca Galibi-Marworno e Ensino da Matemática: uma pesquisa em etnomatemática. Science and Knowledge in Focus, Macapá, Vol. 2, p. 51-68, 2019.

SILVA, Romaro Antonio.; PALHARES, Pedro Manoel Baptista.; MATTOS, José Roberto Linhares de. Ethnomathematics approach as valuation instrument and social representativeness: possibilities in a quilombola community in Amapá state - Brazil. The Montana Math Enthusiast, Vol. 19, n. 2, p. 370-393, 2022.