Ansiedade matemática e gênero no ensino fundamental

Autores

  • Leila do Socorro Rodrigues Feio
  • Edijane Gomes Borges Graduada em Pedagoga pela Universidade Federal do Amapá.
  • Dilene Kátia Costa da Silva

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Ansiedade Matemática, Gênero, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo discute ansiedade matemática com estudantes de faixa etária entre seis a nove anos, considerando as suas respostas por gênero. Os dados foram coletados por meio de questionário adaptado do instrumento de Valeski e Stipek (2001). O questinário aplicou-se a vinte e seis estudantes do segundo ano do ensino fundamental, em Santana, município do Estado do Amapá, Brasil. Com base no método estatístico, conforme discutido por Crespo (2002), os resultados foram organizados em frequências relativas e gráficos de linhas construídos no Software Excel. Os estudantes não expressaram ansiedade à matemática ao responder o questionário. Este resultado leva-nos a inferir que, provavelmente, os métodos de ensino de seus professores tornam atrativas as aulas de matemática no ensino fundamental. Além disso, não idetificamos discrepâncias entre as respostas de meninos e meninas, ao questionário que buscou verificar os sentimentos em relação a matemática. Os resultados refletem sobre a importância da família e dos professores incentivarem o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, pois há diversas situações didáticas e sentimentos presentes no ensino de matemática.

Biografia do Autor

Leila do Socorro Rodrigues Feio

Doutora em Psicologia pela Universidade de Oviedo, professora adjunta da Universidade Federal do Amapá, Departamento de
Educação, Curso de Graduação em Pedagogia e professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
e em Matemática/Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso.

Dilene Kátia Costa da Silva

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática/Rede Amazônica de Educação em
Ciências e Matemática, Universidade Federal do Mato Grosso e professora adjunta da Universidade Federal do Amapá, Departamento
de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia.

Downloads

Publicado

2025-02-07

Como Citar

Feio, L. do S. R., Borges, E. G., & Silva, D. K. C. da. (2025). Ansiedade matemática e gênero no ensino fundamental. Science and Knowledge in Focus , 1(2), 5–18. Recuperado de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/602

Edição

Seção

Seções: Matemática, Contexto Escolar e Ensino; Povos Indígenas, Ciências e Saberes; Temática em Foco