Um olhar foucaultiano
A geração, organização e difusão dos saberes de agricultores do estado de Santa Catarina
Palavras-chave:
Etnomatemática, Saberes, Agricultores, Jogos de linguagemResumo
Este artigo objetiva analisar a geração, organização e difusão de saberes e fazeres de um grupo de agricultores de mandioca e outro de rizicultores, do estado de Santa Catarina, alicerçada no Programa Etnomatemática proposto por D´Ambrosio. O corpus de análise foi constituído por enunciados advindos de entrevistas semiestruturadas, os quais foram analisados genealogicamente na perspectiva de Michel Foucault. Evidenciou-se que a geração dos saberes dos dois grupos ocorreu por meio da transmissão e da observação, passados de geração para geração. Na organização dos saberes dos dois grupos laborais constatou-se que ocorreram mudanças, necessitando que os saberes e fazeres sejam organizados e mobilizados. Em relação à difusão dos saberes dos agricultores de mandioca mostra que acontece de forma oral entre os agricultores e pessoas de outras comunidades vizinhas. Já no grupo dos rizicultores, a difusão ocorre por meio da comunicação entre os indivíduos, dos quais resultam a compatibilização de comportamentos.
Referências
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.
CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Trad. de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Arte ou técnica de explicar e conhecer. 5. ed. São Paulo: Ática, 1998.
D’AMBROSIO, Ubiratan. O Programa Etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae, Canoas, v. 10, n. 1, p. 7-16, jan./jun. 2008.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
FLICK, Uwe. Uma Introdução à Pesquisa Qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Trad. de Roberto Machado. 7. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da prisão. Trad. de Ligia M. Pondé Vassallo. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 1991.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: RABINOW, Paul; DREYFUS, Hubert L. (Org.). Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Trad. de Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Trad. de Inês Autran Dourado Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população. Trad. de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade: Curso do Collège de France (1975-1976). 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
LAPLANTINE, François. A Descrição Etnográfica. São Paulo: Terceira Margem, 2004.
LARA, Isabel Cristina Machado de. Histórias de um “lobo mau”: A matemática no vestibular da UFRGS. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
LARA, Isabel Cristina Machado de. Formas de vida e jogos de linguagem: a Etnomatemática como método de pesquisa e ensino. Com a Palavra o Professor, Vitória da Conquista, v. 4, n. 9, p. 36-64, mai./ago. 2019.
LARA, Isabel Cristina Machado de. Deslocamentos e subjetivações: itinerário de um grupo de estudos e pesquisas sobre Etnomatemática. e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis. v. 1, n. 2, p. 45-67, 2024.
MORAES, Roque. Da noite ao dia: tomada de consciência de pressupostos assumidos dentro das pesquisas sociais. 2006. (Texto digitado).
BELLO, Samuel. Edmundo. Lopez. Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade: contribuições para a educação (matemática) contemporânea. Zetetiké, v. 18, Número Temático, p. 545-587, 2010.
SANTOS, Juliana Batista Pereira dos; LARA, Isabel Cristina Machado de . Articulações entre a Etnomatemática e a História da Matemática: condições de possibilidade a partir de ações pedagógicas. Educação Matemática Pesquisa, v. 4, p. 465-496, 2022.
SILVA, Fabiana Boff de Souza de. “(Aprender) matemática é difícil”: Problematizando verdades do currículo escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio do Sinos, São Leopoldo, 2008.
STRAUSS, Anselm; CORBIN, Anselm. Pesquisa Qualitativa: Técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Trad. de Luciane de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
TRIVIÑOS, Augusto. Nibaldo. Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VEIGA-NETO, Alfredo. Na oficina de Foucault. In: GONDRA, José; KOHAN, Walter. (Org.). Foucault: 80 anos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006a. p. 79-91.
VEIGA-NETO, Alfredo. Dominação, violência, poder e educação escolar em tempos de Império. In: RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo. (Org.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2006b. p. 13-43.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a Educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os Pensadores).