DIÁLOGOS EM FRONTEIRAS INTERCULTURAIS: POVOS DA AMAZÔNIA NO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS – UNICAMP

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Resumo

Este artigo explora a dimensão fronteiriça do projeto “Ciência, Tecnologia, Sociedade e Inovação – Povos da Amazônia no Instituto de Geociências: intercâmbio de experiências e conhecimentos interculturais”, realizado entre janeiro e fevereiro de 2020. As atividades foram desenvolvidas no Programa “Ciência e Arte – Povos da Amazônia” (CAPA), que teve o objetivo de possibilitar o contato entre estudantes indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas da Universidade Federal do Pará (UFPA) com a vida acadêmica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O Instituto de Geociências da Unicamp recebeu cinco estudantes paraenses – sendo três quilombolas, um ribeirinho da Ilha de Marajó e um agricultor familiar – provenientes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Letras, Assistência Social e Educação do Campo, que participaram de oficinas, visitas, trabalhos de campo, reuniões de orientação e momentos lúdicos. Nesse processo, tanto intercambistas quanto anfitriões(ãs) experimentaram o confronto entre realidades, reações de estranhamento ou aproximação, trânsitos e continuidades que caracterizam a metáfora de fronteira. A partir de uma abordagem qualitativa, essa experiência é analisada a partir da ruptura de visões cristalizadas sobre a alteridade, evidenciando a riqueza do encontro intercultural para a construção coletiva do conhecimento.Este artigo explora a dimensão fronteiriça do projeto “Ciência, Tecnologia, Sociedade e Inovação – Povos da Amazônia no Instituto de Geociências: intercâmbio de experiências e conhecimentos interculturais”, realizado entre janeiro e fevereiro de 2020. As atividades foram desenvolvidas no Programa “Ciência e Arte – Povos da Amazônia” (CAPA), que teve o objetivo de possibilitar o contato entre estudantes indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas da Universidade Federal do Pará (UFPA) com a vida acadêmica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O Instituto de Geociências da Unicamp recebeu cinco estudantes paraenses – sendo três quilombolas, um ribeirinho da Ilha de Marajó e um agricultor familiar – provenientes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Letras, Assistência Social e Educação do Campo, que participaram de oficinas, visitas, trabalhos de campo, reuniões de orientação e momentos lúdicos. Nesse processo, tanto intercambistas quanto anfitriões(ãs) experimentaram o confronto entre realidades, reações de estranhamento ou aproximação, trânsitos e continuidades que caracterizam a metáfora de fronteira. A partir de uma abordagem qualitativa, essa experiência é analisada a partir da ruptura de visões cristalizadas sobre a alteridade, evidenciando a riqueza do encontro intercultural para a construção coletiva do conhecimento.

Biografia do Autor

Valdriana Lira da Costa, PPGEDUC/UFPA

Mestra em Educação e Cultura; Graduação em Letras – Língua Inglesa (PPGEDUC/UFPA).

Mateus da Silva Oliveira, UFPA

Mestrando em Currículo e Gestão da Escola Básica (UFPA), graduado em Educação do Campo.

Marcos Samuel Costa da Conceição

Mestrando em Antropologia/PPGA/UFPA, Assistente Social/UFPA.

Carla Ladeira Pimentel Águas, DPCT/Unicamp

Doutora em Pós-Colonialismos e Cidadania Global (Universidade de Coimbra); pós-doutoranda pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT/Unicamp – PNPD/Capes).

Cristina Alejandra Larraín Manzo, DPCT/Unicamp

Indigenista. Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (IG/UNICAMP), Assistente Social.

Lara Ramos Monteiro Silva, PPG-PCT/Unicamp

Doutoranda e mestra em Política Científica e Tecnológica (PPG-PCT/Unicamp).

Gabriela Marino Silva, PPG-PCT/Unicamp

Socióloga, mestra em Educação e doutoranda em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp.

Manuela Gomes da Rocha, PPG-PCT/Unicamp

Doutoranda e mestra em Política Científica e Tecnológica (PPG-PCT/Unicamp).

Daniela Albini Pinheiro, DPCT/IG/Unicamp

Bacharel em Ciências Econômicas pela Unicamp e mestre e doutora em Política Científica e Tecnológica também pela Unicamp.

Leda Maria Caira Gitahy, DPCT/IG/Unicamp

Socióloga, Professora Titular do DPCT/IG/Unicamp, coordenadora do Laboratório de Tecnologia e Transformações Sociais (LabTTS).

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Publicado

2024-11-04