" SOBRE OS PRÓRIOS PÉS"

DANÇAS, FEMINISMOS E REBELDIAS NA FORMA-AÇÃO POLÍTICA DAS MULHERES

Autores/as

Palabras clave:

Feminismo, Práxis, Autoria feminina, Rebeldia, Política das mulheres

Resumen

Performances, memórias e reflexões... O texto é o resultado de uma elaboração das minhas memórias dos muitos anos de experiência como bailarina profissional, em grupos de dança. Nesses contextos, o estudo de mulheres rebeldes ou revolucionárias configurou uma certa pedagogia da rebeldia, fundamental para influenciar minha formação como artista, pesquisadora e ativista. Inicio relatando o caminho poético para a criação da performance “Sobre os próprios pés”, realizada no II Encontro Literatura, Feminismos e Revolução, na UnB. Trata-se de um ponto de partida para refletir, por meio do meu corpo e de sua história, sobre os efeitos teórico-práticos do estudo de obras e ações políticas de autoria feminina. Em seguida, investigo o que seria a rebeldia, a quem estaria destinada e quais os desafios encontrados pelas mulheres – inclusive em contextos revolucionários, tais como a Revolução Francesa e a Revolução Soviética – para se rebelarem e se afirmarem como protagonistas de suas lutas contra as diferentes opressões. Por fim, retomando a história de Pagu, personagem central das minhas memórias reveladas no início do texto, abordo as dificuldades de ser mulher, também em contextos de militância política progressista, no Brasil. E ensaio uma conclusão que ressalta como uma pedagogia da rebeldia se mantém atual e necessária, para enfrentar os desafios das diferentes mulheres, em nosso contexto político e social.

Biografía del autor/a

Gigliola Mendes , Universidade de Brasília

Doutora pelo Programa de pós-graduação em Filosofia, na Universidade de Brasília (UnB).

Publicado

2025-10-29