Políticas públicas e diversidade cultural nas escolas no Amapá

Autores/as

  • Elivaldo Serrão Custódio Universidade Federal do Amapá
  • Eugenia da Luz Silva Foster Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
  • Eliane Superti Universidade Federal Fluminense em parceria com a Escola Superior de Guerra

Palabras clave:

Política Pública, Diversidade Cultural, Educação, Ação afirmativa, Amapá

Resumen

O artigo tem como objetivo analisar como a Secretaria de Estado da Educação do Amapá vem se posicionando diante da questão
das políticas públicas para a diversidade cultural no espaço escolar. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa que adotou a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista, como forma de investigação. A partir do campo das políticas públicas, procurou-se observar até que ponto a diversidade cultural tem estado nas pautas como prioridade de governo. Nota-se que, apesar de as chamadas “políticas de diversidade” terem alcançado maior grau de institucionalização, as concepções que norteiam suas ações ainda são muito díspares e apropriadas de forma fragmentada.

Biografía del autor/a

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas da Universidade Federal do Amapá (PPGDAPP/UNIFAP), Brasil.

Eugenia da Luz Silva Foster, Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Doutora em Educação com pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Professora do curso de Pedagogia e do Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas da Universidade Federal do Amapá.

Eliane Superti, Universidade Federal Fluminense em parceria com a Escola Superior de Guerra

Doutora em Ciências Sociais com pós-doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense em parceria com a Escola Superior de Guerra. Professora do curso de Ciências Sociais e do Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas da Universidade Federal do Amapá

Publicado

2025-06-16