A Inclusão no Ensino Superior

uma experiência em debate!

Autores

  • Marinalva Silva Oliveira Universidade Federal do Amapá
  • Lidiane Furtado Ferreira Rodrigues Universidade Federal do Amapá

Palavras-chave:

Inclusão no Ensino Superior, Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, Autonomia para PNEE

Resumo

A criação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UNIFAP objetiva promover a autonomia intelectual e pessoal das PNEE assegurando condições de acesso a estas pessoas, de modo que estas se percebam e sejam percebidas como cidadãs em pleno gozo de seus direitos. Neste sentido, a inclusão de alunos com necessidades especiais trata-se de uma rede social e tecnológica organizada com o objetivo de favorecer o acesso ao currículo que constitui todo um conjunto de experiências que a instituição põe a serviço de seus alunos para garantir-lhes o desenvolvimento integral. A inclusão é uma mudança de paradigmas, transformação de bases, de conceitos e aspirações, ou seja, é um processo que precisa acontecer em diferentes níveis, sendo o primeiro a presença das pessoas com deficiências na sala de aula. O segundo é a participação desses alunos nas atividades universitárias. O terceiro nível diz respeito a assegurar as pessoas com deficiências à construção de conhecimento.

Biografia do Autor

Marinalva Silva Oliveira , Universidade Federal do Amapá

Professora do Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional e do Colegiado de Pedagogia- UNIFAP; Coordenadora do Núcleo de Educação e Cultura e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UNIFAP; Doutora em Psicologia pela USP.

Lidiane Furtado Ferreira Rodrigues, Universidade Federal do Amapá

Pedagoga do NAI-UNIFAP.

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Publicado

2025-06-24

Edição

Seção

Artigos