O espetáculo cultural do capital
entretenimento, manipulação e hipnose das massas
Palavras-chave:
Modernidade, Indústria cultural, Consumo, IdentidadeResumo
O referente artigo propõe fazer uma incursão teórica em relação às críticas desenvolvida pelos frankfurtianos Adorno e Horkheimer sobre a “Indústria Cultural” e a sociedade de consumo, relacionando a sociedade espetacular das imagens trabalhadas por Guy Debord, bem como aprofundar a discussão à luz da função que o “mass media” desempenha na vida do homem moderno e quais os objetivos e consequências sociais que a propaganda e os programas de entretenimento exercem sobre as massas sociais da qual os teóricos da Sociologia da cultura tanto destacam, em especial Merton, Lazarsfeld e Baudrillard. E por fim, buscar compreender o impacto que a Indústria Cultural e as tecnologias de informação, que estão a serviço da dominação do capital exercem sobre as identidades culturais dos indivíduos modernos, para tanto se recorre às abordagens de Hall e Jameson, permitindo um estudo dinâmico das transformações culturais mediante o crescente fenômeno da globalização, que segundo os autores provoca de maneira acentuada a institucionalização do consumo e uma constante ressignificação cultural.