Breve comentário sobre as bases teóricas originárias do fenômeno empreendedorismo e sua ocorrência empreendimento no sul do Amapá.

Autores

  • Fátima Lucia Carrera Guedes Universidade Federal do Amapá

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Inovação, Desenvolvimento local, COMARU/Amapá

Resumo

O enfoque deste trabalho é o empreendedorismo enquanto fenômeno social responsável pela emergência de empresas e de progresso das mesmas em situações pouco propícias às vistas de um mercado competitivo e regido por regras globalizadas. Como ilustração e referência local dos comentários deste estudo, têm-se como objeto pesquisado a Cooperativa Mista de Produtores Extrativistas do Rio Iratapuru – COMARU, no Estado do Amapá, região Norte oriental do Brasil. O estudo debruçou-se no empreendedorismo, por entender que o significado do termo, em muitos dos seus aspectos, encontra expressão e significância naquela realidade local que, por sua vez, adquiriu cidadania e elevou sua condição de vida a partir da constituição de um empreendimento autogestor. Isto é relevante porque confirma a importância exercida pelo empreendedorismo pró-desenvolvimento e crescimento econômico, e comprova os benefícios que a responsabilidade social de pequenos empreendedores pode trazer ao local onde atuam.

Biografia do Autor

Fátima Lucia Carrera Guedes, Universidade Federal do Amapá

Professora Mestre de Ciência Política do Colegiado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amapá, com trabalhos em Meio Ambiente e Empreendedorismo.

Downloads

Publicado

2025-06-19

Edição

Seção

Artigos