O PESAMENTO COMO FORMA DE SUPERAR A SUPERFICIALIDADE

FILOSOFIA DA EXPERIÊNCIA REFLEXIVA EM JOHN DEWEY

Autores

Resumo

John Dewey, filósofo, pedagogo e psicólogo norte-americano, é o grande nome do movimento New School. O termo, que surgiu por volta de 1889, na Inglaterra, consolidou-se a partir de 1894, sob influência de Dewey que, naquele momento, era nomeado professor de psicologia e pedagogia da Universidade de Chicago, onde fundou uma escola primária - escola experimental - vinculada à universidade. O presente artigo versa sobre algumas noções fundamentais do pensamento de John Dewey, especialmente relacionadas à noção de experiência reflexiva diretamente vinculada ao seguinte problema: de que forma o pensar reflexivo se impõe como método de superação da superficialidade? O objetivo é destacar a atualidade do pensamento deweyano frente às novas exigências postas à educação no século XXI. As relações entre filosofia e educação são tais que as filosofias são, essencialmente, teorias gerais da educação. Elas buscam dar fundamento aos princípios da educação, o que por sua vez orienta as práticas educativas, através das reflexões sobre essas mesmas práticas. Como resultado, tem-se que o significado do pensamento, de modo a superar a superficialidade, se manifesta através de uma atitude reflexiva que se caracteriza pela criticidade que abarca dimensões de totalidade, generalidade, radicalidade.

Biografia do Autor

Ricardo Teixeira da Silva, Universidade de São Paulo

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá- Unifap. Especialista no Ensino de Sociologia para o Ensino Médio (UNIFAP). Licenciado em Sociologia e bacharel em Ciências Sociais (UNIFAP). Licenciado em Letras pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação e o Pensamento Contemporâneo da Universidade de São Paulo (GEEPC-USP). Membro do Grupo de Pesquisa da Cátedra José Bonifácio da Universidade de São Paulo (2023-2024). Revisor da Editora do Instituto Federal do Amapá (EDIFAP)

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Publicado

2024-12-04

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Artigos