O PESAMENTO COMO FORMA DE SUPERAR A SUPERFICIALIDADE
FILOSOFIA DA EXPERIÊNCIA REFLEXIVA EM JOHN DEWEY
Resumo
John Dewey, filósofo, pedagogo e psicólogo norte-americano, é o grande nome do movimento New School. O termo, que surgiu por volta de 1889, na Inglaterra, consolidou-se a partir de 1894, sob influência de Dewey que, naquele momento, era nomeado professor de psicologia e pedagogia da Universidade de Chicago, onde fundou uma escola primária - escola experimental - vinculada à universidade. O presente artigo versa sobre algumas noções fundamentais do pensamento de John Dewey, especialmente relacionadas à noção de experiência reflexiva diretamente vinculada ao seguinte problema: de que forma o pensar reflexivo se impõe como método de superação da superficialidade? O objetivo é destacar a atualidade do pensamento deweyano frente às novas exigências postas à educação no século XXI. As relações entre filosofia e educação são tais que as filosofias são, essencialmente, teorias gerais da educação. Elas buscam dar fundamento aos princípios da educação, o que por sua vez orienta as práticas educativas, através das reflexões sobre essas mesmas práticas. Como resultado, tem-se que o significado do pensamento, de modo a superar a superficialidade, se manifesta através de uma atitude reflexiva que se caracteriza pela criticidade que abarca dimensões de totalidade, generalidade, radicalidade.