LETRAMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

Autores

  • Adelma Barros-Mendes Universidade Federal do Amapá
  • Josemir Sousa da Silva Universidade Federal do Amapá
  • Rosivaldo Gomes Universidade Federal do Amapá

Palavras-chave:

Letramento Social, Ensino, Língua Materna

Resumo

Neste texto são apresentados resultados parciais do projeto de pesquisa intitulado “Os gêneros textuais e sua didática: uma prática reflexiva para o ensino-aprendizagem da língua materna”, que vem sendo desenvolvido desde agosto de 2006, em uma escola Agrícola. O projeto tem por objetivo fomentar um ensino reflexivo de língua, considerando a realidade de usos pelos alunos, culminando com a formação de sujeitos leitores e produtores proficientes de textos orais e escritos. O lócus da pesquisa é uma escola com um perfil particular em relação às demais escolas estaduais. Trata-se de uma escola situada a 17 km, da cidade de Macapá-AP, gerenciada pela igreja católica. Os sujeitos envolvidos são crianças e adolescentes com baixo nível de letramento, na maioria filhos de pais analfabetos. Nos dois anos e meio de atividade, já se identificou o perfil dos sujeitos envolvidos e de suas famílias, bem como desenvolveu-se uma série de atividades com vistas ao objetivo pretendido que é o de ampliar as capacidades de
leitura e escrita desses sujeitos. Como resultado parcial da pesquisa, verificou-se uma grande progressão dos alunos, comprovando que o trabalho com os gêneros textuais, a partir de Seqüências Didáticas, é produtivo e eficaz. Como pressuposto teórico, seguiu-se o conceito bakhtiniano de gêneros de discurso, retomado e desenvolvido por
Schneuwly (2004) em um quadro da psicologia vygotskiana e da Didática das Línguas, que fornece uma concepção sobre o ensino e aprendizagem da língua materna numa perspectiva sócio-histórica. Dentro dessa perspectiva são também mobilizados os conceitos de transposição didática, a partir de Chevallard (1985) e didatização de objetos de ensino Barros-Mendes (2005). Como princípio de pesquisa, considerou-se a perspectiva da Linguística Aplicada de Moita Lopes (1996) que trabalha a construção do conhecimento “centrado na resolução de um problema de um contexto de aplicação específico”.

Biografia do Autor

Adelma Barros-Mendes, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com Doutorado sanduíche na Universidade de Genebra/Suíça, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, professora adjunto I da Universidade Federal do Amapá.

Josemir Sousa da Silva, Universidade Federal do Amapá

Graduanda do curso de Letras da Universidade Federal do Amapá. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica do CNPq pela Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Lingüística aplicada, com ênfase na pesquisa e ensino de língua materna, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua materna, a utilização dos gêneros textuais/discursivos como objeto de ensino e uso de sequências didáticas como instrumento de ensino.

Rosivaldo Gomes, Universidade Federal do Amapá

Graduando em Letras Habilitação Língua Francesa pela Universidade Federal do Amapá. Atualmente é Bolsista Voluntário de Iniciação Científica - PIBIC- CNPQ do Projeto de Pesquisa Os gêneros Textuais e sua didática: Uma prática reflexiva para o ensino-aprendizagem de Língua, bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência–PIBID/CAPES, membro do grupo de pesquisa Linguagem, educação, sociedade, formação inicial e continuada de professores

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Publicado

2025-06-01

Edição

Seção

Artigos