REFLEXÕES E ABERTURAS AO NEOCONSTITUCIONALISMO EM NUESTRA AMÉRICA

Autores

  • Bruno de Oliveira Rodrigues Universidade Federal do Amazonas
  • Caio Augusto Teixeira Souto Universidade Federal do Amazonas
  • Sidnei Clemente Peres Universidade Federal Fluminense
  • José Gil Vicente Universidade Federal do Amazonas
  • Jonny Willy Monteiro Silva Universidade Federal Fluminense(UFF)

Resumo

Este trabalho é um esforço epistemológico que busca analisar a categoria de "constitucionalismo" e sua relação com os novos paradigmas constitucionais emergentes nos séculos XX e XXI, especialmente na América Latina. Realiza-se uma análise histórico-teórica que percorre a reflexão social e filosófica de tal categoria, dando ênfase às experimentações criativas que fundamentam os novos paradigmas e apropriações do constitucionalismo, incluindo o neoconstitucionalismo, em especial de matriz latino-americana. O estudo realiza uma análise exegética dos conceitos, orientada pela teoria crítica, contextualizando historicamente os fatos e apontando caminhos de emancipação e resistência, tanto no campo epistêmico quanto nas oportunidades históricas que ele representa.

Biografia do Autor

Bruno de Oliveira Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense(UFF); Professor do Departamento de Ciências Sociais(DCiS/UFAM); Professor do Programa de Pós Graduação em Sociedade e Cultural na Amazônia(PPGSCA/UFAM); Coordenador do Programa de Pós Graduação em Sociologia(PPGS/UFAM); Coordenador da Especialização em Sociologia e Direito(S&D/UFAM); Tutor do EtnoPET (PETConexõesÉtnicas) da UFAM. Vice-líder do Laboratório de Estudos sobre Movimentos Sociais, Trabalho e Identidade(LEMSTI)

Caio Augusto Teixeira Souto, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Filosofia pela UFSCAR. Coordenador do PPGSCA/UFAM. Docente do Departamento de Filosofia UFAM.

Sidnei Clemente Peres, Universidade Federal Fluminense

Professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Antropologia(PPGA) da Universidade Federal Fluminense(UFF). É docente do Programa de Pós Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia(PPGSCA) da Universidade Federal do Amazonas(UFAM).Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP

José Gil Vicente, Universidade Federal do Amazonas

É docente do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia(PPGSCA) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia(PPGS), ambos da Universidade Federal do Amazonas(UFAM)

Jonny Willy Monteiro Silva, Universidade Federal Fluminense(UFF)

Advogado e Mestrando em Sociologia e Direito(PPGSD) pela Universidade Federal Fluminense(UFF)

Downloads

Publicado

2025-02-14

Edição

Seção

Artigos