Ensino de História e mundos do trabalho na educação superior
práticas e reflexões no Curso de História da Unifap
Palavras-chave:
História social do trabalho, Unifap, Ensino de História, Experiência docente, Ensino superiorResumo
Este artigo resulta de reflexões desenvolvidas durante o período em que o autor atuou como professor substituto no curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Amapá (Unifap). O foco recai sobre a experiência na disciplina optativa História Social do Trabalho, ministrada em três semestres consecutivos, entre 2023 e 2024. Com o objetivo de fomentar a formação de novos pesquisadores na área, foram promovidos debates historiográficos e atividades práticas voltadas à elaboração de pré-projetos de pesquisa pelos estudantes, os quais constituem o principal objeto de análise deste trabalho. A partir dessa experiência, identificou-se o potencial da História Social do Trabalho no contexto amapaense, evidenciado pelo interesse dos graduandos em refletir criticamente sobre as experiências de homens e mulheres comuns, trabalhadores e trabalhadoras, e suas múltiplas formas de luta pela sobrevivência, com ênfase na realidade da Amazônia amapaense.