Do sonho dos estudantes e trabalhadores ao primeiro encontro com as urnas: a formação do Partido dos Trabalhadores (PT) em Dourados (MS) (1979-1982).

Autores

Palavras-chave:

Partidos Políticos, Transição Política, Partido dos Trabalhadores (PT), Elites Agrárias, Movimento Estudantil

Resumo

Este trabalho pretende analisar a formação do Partido dos Trabalhadores em Dourados (MS), a segunda maior cidade do estado, entre o período de 1978 e 1982, destacando a dinâmica inicial e os principais grupos que participaram de tal processo. Para tanto, procura discutir o contexto do fim da ditadura militar e da transição política brasileira, com a emergência do multipartidarismo e a novidade que representou o PT no quadro político-partidário brasileiro. Em seguida, discutimos, a formação do PT a partir da análise dos grupos constituintes em que se destacaram: sindicalistas, militantes progressistas católicos, intelectuais, políticos progressistas e militantes de organizações que haviam combatido a ditadura militar. Por fim, procuramos relacionar os elementos acima a formação e desenvolvimento inicial do PT em Dourados até o primeiro embate eleitoral, destacando que tal processo foi conduzido por lideranças estudantis.  

Biografia do Autor

Giovani Butarelli, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Sociologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI).

Publicado

2024-11-04

Edição

Seção

Artigos