MULTIPARTIDARISMO E RELATIVA ESTABILIDADE: O DESEMPENHO ELEITORAL DOS PARTIDOS POLÍTICOS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS EM MATO GROSSO DO SUL (1992-2020).

Autores

  • Marcos Antonio da Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Yasmim Karolina da Silva Nantes Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palavras-chave:

Partidos Políticos, Eleições, Bancadas, Desempenho Eleitoral

Resumo

Este trabalho procura compreender o desempenho dos partidos políticos nas eleições municipais de Mato Grosso do Sul entre 1992 à 2020. Para tanto, discute a relação entre as eleições e os partidos políticos brasileiros, demonstrando sua importância para a consolidação das democracias contemporâneas, os realinhamentos do sistema partidário brasileiro, com o desenvolvimento do multipartidarismo e de uma relativa estabilidade, e a interação entre o sistema partidário nacional e local, destacando a importância do executivo estadual e nacional no desempenho eleitoral dos partidos. Em seguida, apresenta e analisa os resultados das eleições municipais do estado, indicando sua dinâmica e discutindo o desenvolvimento de um multipartidarismo, cada vez mais fragmentado, o desempenho dos principais partidos e como isto demonstra a interação entre a dinâmica político-partidária nacional e local. 

Biografia do Autor

Yasmim Karolina da Silva Nantes, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestranda em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2024-11-04

Edição

Seção

Artigos