O EXERCÍCIO DO RACIOCÍNIO SOCIOLÓGICO ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO MIDIOLÓGICA:

PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Thais Thome Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Samuel Paula de Andrade
  • Maria Helena da Silva Andrade
  • Suzete Rosana de Castro Wiziack
  • Marcos Vinicius Campelo Junior

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Identidade cultural, Mídias digitais, Sociedade da Informação, Metodologias ativas

Resumo

A sociedade contemporânea esbarra nas mais diversas transformações mediadas pelos avanços tecnológicos. Com o advento da sociedade da informação, novas formas de se pensar e viver em sociedade têm se manifestado e, com isso, constituído novas culturas. O uso de ferramentas tecnológicas da informação e da comunicação no ensino tem fomentado o desenvolvimento de novas perspectivas e formas de se ver o mundo e as relações sociais. Além disso, tais tecnologias permitem que os indivíduos interajam de outras formas. Diante desse cenário, o objetivo desta pesquisa é discutir sobre como o uso das tecnologias e mídias visuais auxiliam o professor de Sociologia do Ensino Médio a ajudar seus estudantes a construir sua identidade cultural. É por meio do raciocínio sociológico que este estudo propõe o trabalho com esta abordagem pedagógica. A tecnologia, portanto, é um meio a partir do qual o raciocínio sociológico pode ser estimulado nesses estudantes para que construam uma identidade cultural mais diversa e aberta ao diferente.

Downloads

Publicado

2025-10-21

Edição

Seção

Artigos