INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
OS LIMITES DOS PROGRAMAS NACIONAIS PARA AS INSTITUIÇÕES DE PEQUENO PORTE
Resumo
O presente artigo teve por objetivo analisar modelos de internacionalização universitária utilizados no Brasil e discutir em que medida estes se adaptam ao contexto de pequenas universidades nacionais. As diferenças entre as Instituições de Ensino Superior (IFES) no contexto nacional e a capacidade dessas instituições de dialogarem com programas de internacionalização estruturam nosso problema de pesquisa . A metodologia da pesquisa foi levantamento bibliográfico sobre os modelos de internacionalização, pesquisa documental sobre como esses modelos são utilizados em programas nacionais de internacionalização. Um olhar sobre a experiência de uma universidade pequena e periférica diante dos programas de internacionalização entre os anos 2014-2018 possibilitou enxergar alguns limites e estratégias possíveis para instituições menores. Nosso estudo demonstra que a utilização de modelos únicos nacionalmente, sem a observância das limitações de pequenas instituições, apenas reproduze as diferenças qualitativas já existentes entre as instituições. Finalmente, apresentamos algumas estratégias que podem atender demandas específicas das IFES de pequeno porte.