O UNIENEM e a juventude negra no Amapá
Um estudo sobre experiências, expectativas e resistências no acesso à UNIFAP
Palavras-chave:
Juventude negra, Pré-Vestibular Social, Acesso ao Ensino Superior, Desigualdades RaciaisResumo
Este artigo analisa as experiências, expectativas e resistências de jovens negros que estudaram no cursinho pré-vestibular social UNIENEM da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) entre 2016 e 2019. Através de uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, investiga-se a importância do UNIENEM na trajetória desses jovens, em especial no que tange ao acesso ao ensino superior. O estudo contextualiza o surgimento dos pré-vestibulares sociais no Brasil, discute as desigualdades sociais e raciais no país e na educação, e aborda a implementação da Lei de Cotas e suas implicações na UNIFAP. Os resultados apontam que o UNIENEM é percebido como uma ferramenta crucial para a inclusão de jovens negros na universidade, atuando como um espaço de formação acadêmica, construção de identidade racial e fortalecimento de redes de solidariedade.