O UNIENEM e a juventude negra no Amapá

Um estudo sobre experiências, expectativas e resistências no acesso à UNIFAP

Autores

Palavras-chave:

Juventude negra, Pré-Vestibular Social, Acesso ao Ensino Superior, Desigualdades Raciais

Resumo

Este artigo analisa as experiências, expectativas e resistências de jovens negros que estudaram no cursinho pré-vestibular social UNIENEM da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) entre 2016 e 2019. Através de uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, investiga-se a importância do UNIENEM na trajetória desses jovens, em especial no que tange ao acesso ao ensino superior. O estudo contextualiza o surgimento dos pré-vestibulares sociais no Brasil, discute as desigualdades sociais e raciais no país e na educação, e aborda a implementação da Lei de Cotas e suas implicações na UNIFAP. Os resultados apontam que o UNIENEM é percebido como uma ferramenta crucial para a inclusão de jovens negros na universidade, atuando como um espaço de formação acadêmica, construção de identidade racial e fortalecimento de redes de solidariedade.

Biografia do Autor

Crislane Oliveira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Sociologia e Ciência Política

Mayara Feitosa Teodoro, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda e Mestra em Sociologia e Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Antropologias do Trabalho, Memórias, Cidades e Interseccionalidades(GATI/PPGSA/UFPA)

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Publicado

2025-10-13

Edição

Seção

Artigos