CARTILHA ANTIRRACISTA

FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA EM ESCOLAS DO CEARÁ

Autores

  • Raquel de Abreu Marques Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Isaurora Claudia Martins de Freitas Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA)

Palavras-chave:

Cartilha Antirracista, Educação Antirracista

Resumo

O artigo relata a experiência de construção e aplicação de uma intervenção pedagógica intitulada Cartilha Antirracista em escolas públicas do Ceará, visando problematizar o racismo e incentivar o desenvolvimento da educação para as relações étnico-raciais no ambiente escolar. A ação incluiu a criação de um material didático e a realização de oficinas que levaram os alunos à reflexão através de estudos e atividades lúdicas, buscando estimular a criticidade e promover o letramento racial. A experiência junto aos estudantes foi positiva e fez ver a importância do uso de metodologias ativas como forma de despertar o interesse dos jovens em relação às temáticas e conteúdos a serem trabalhados, bem como a participação deles no processo de ensino-aprendizagem. Por outro lado, percebemos que falta maior apoio das escolas a iniciativas dessa natureza.

Biografia do Autor

Raquel de Abreu Marques, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Mestranda do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional/ProfSocio, na afiliada Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA).

Isaurora Claudia Martins de Freitas, Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA)

Docente do curso de Ciências Sociais e do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional/ProfSocio, na afiliada Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA)

Downloads

Publicado

2025-02-14

Edição

Seção

Artigos