CONCESSÃO/PRIVATIZAÇÃO SOCIOTERRITORIAL DO PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES - PNLM

Autores

Palavras-chave:

Concessão, Conflitos Socioterritoriais, Comunidades Camponesas, Turismo

Resumo

O artigo apresenta análises da tentativa de concessão/privatização do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM), explorando os conflitos socioterritoriais entre a gestão atual e as comunidades camponesas, diante da expansão do turismo na região. Inspirado na criação do modelo norte-americano de Yellowstone, o PNLM representa um dilema paradigmático, ao promover uma divisão entre sociedade e natureza, com a retirada forçada dos camponeses do interior do Parque. A proposta de concessão/privatização do PNLM reflete a imposição de novas territorialidades a favor de interesses econômicos, especialmente ligados ao turismo, em confronto com as comunidades camponesas que historicamente habitam a área. A pesquisa emprega o método dialético e uma abordagem qualitativa de análise teórica, a partir de pesquisa bibliográfica. O texto destaca os impactos negativos da tentativa de concessão/privatização do PNLM e da intensificação do turismo sobre o meio ambiente e as comunidades locais. Para compreender as relações de poder subjacentes à disputa pelo território, sob uma perspectiva geográfica e sociopolítica, ressalta-se o modo de vida das comunidades camponesas que mantêm uma relação equilibrada com o meio ambiente, em contraposição ao modelo de desenvolvimento turístico imposto, cujas ações nem sempre primam por boas práticas ambientais.

Biografia do Autor

Vanderson Viana Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Geografia pelo Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) da Universidade do Estado do Pará - UEPA, Graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.

Ademir Terra, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Professor Associado do Departamento de Geografia - DEGEO da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA; Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Questão Agrária e Movimentos Sociais do Campo - GEPQAM.

Lyandra Ferreira Rabelo, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Graduanda em Geografia Licenciatura na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Questão Agrária e Movimentos Sociais do Campo (GEPQAM).

Downloads

Publicado

2025-02-11