O ROLÊ SOCIOLÓGICO E A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR SOBRE A CIDADE

Autores

Resumo

O “Rolê Sociológico” trata-se de uma intervenção pedagógica que visa promover a reflexão científica e desnaturalizada nos estudantes da educação básica sobre os processos sociais que envolvem os espaços urbanos da cidade onde residem. A partir dessa intervenção, este artigo apresenta os recursos educacionais mobilizados durante suas ações didático-pedagógicas que visavam a instrumentalização do conhecimento sociológico. Tais recursos apresentam-se na forma de seis textos didáticos, que foram produzidos a partir do esforço de realizar a transposição didática do conhecimento científico para o conhecimento escolar. A utilização desses textos didáticos durante a realização do Rolê sociológico com estudantes do ensino médio possibilitou o que designamos como letramento sociológico, isto é, a prática de se apropriar da leitura sociológica para compreender os fenômenos sociais em sua amplitude, para além das concepções difundidas pelo senso comum.

Biografia do Autor

Francisca Marcia Gabrielle Alves Freitas, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestra em Sociologia e professora temporária do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Francisco Willams Ribeiro Lopes, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC/Brasil). Professor do Departamento de Ciências Sociais e do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio) na UFC.

Downloads

Publicado

2025-02-14

Edição

Seção

Artigos