“AQUELE QUE NÃO SABE, PODE SABER PELA APRENDIZAGEM”

NEABI/UFAC E A PROMOÇÃO DE IGUALDADE RACIAL

Autores

Palavras-chave:

Neabi/Ufac, Políticas de igualdade racial, Educação das Relações Étnico-Raciais

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo mapear as atividades antirracistas desenvolvida pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), tendo como baliza cronológica de 2008 a 2020. Usamos como pilar teórico produções dos membros do núcleo: Rocha e Braga (2016), Silva, Rocha e Martins (2022); Fernandes e Albuquerque (2020), para refletirmos e a respeitos de práticas pedagógicas de cunho racista e pensarmos em práticas educativas antirracista; França e Albuquerque (2021) e Rocha, Silva e Martins (2022), nos permitiu pensar o Neabi como um espaço de articulação de estratégias educativas, sociais e culturais para se construir uma Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). Desse modo, realizamos uma cartografia temática (Oliveira, 2009) das ações desenvolvidas pelo núcleo, perpassando os pilares da universidade: ensino pesquisa e extensão. Como resultado, o levantamento dessas produções fora de suma importância para compreendermos que a ERER, materializadas em seus eventos, formações, orientações, publicações, tanto em anais de eventos, periódicos científicos como na organização de livros, demonstram que o Neabi/Ufac é um potencializador de criação e implementação de políticas públicas de promoção de igualdade racial na universidade e na educação básica.

Biografia do Autor

Jardel Silva França, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Estado do Acre

Mestre em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (PPGLI/ Ufac).  Professor de História da Educação Básica do Estado do Acre. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac).

Flávia Rodrigues Lima da Rocha, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação da Universidade Federal do Paraná. Professora Adjunta da Ufac, lotada na área de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac)

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Publicado

2024-12-16

Edição

Seção

Artigos