“AQUELE QUE NÃO SABE, PODE SABER PELA APRENDIZAGEM”
NEABI/UFAC E A PROMOÇÃO DE IGUALDADE RACIAL
Palavras-chave:
Neabi/Ufac, Políticas de igualdade racial, Educação das Relações Étnico-RaciaisResumo
O presente trabalho tem por objetivo mapear as atividades antirracistas desenvolvida pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), tendo como baliza cronológica de 2008 a 2020. Usamos como pilar teórico produções dos membros do núcleo: Rocha e Braga (2016), Silva, Rocha e Martins (2022); Fernandes e Albuquerque (2020), para refletirmos e a respeitos de práticas pedagógicas de cunho racista e pensarmos em práticas educativas antirracista; França e Albuquerque (2021) e Rocha, Silva e Martins (2022), nos permitiu pensar o Neabi como um espaço de articulação de estratégias educativas, sociais e culturais para se construir uma Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). Desse modo, realizamos uma cartografia temática (Oliveira, 2009) das ações desenvolvidas pelo núcleo, perpassando os pilares da universidade: ensino pesquisa e extensão. Como resultado, o levantamento dessas produções fora de suma importância para compreendermos que a ERER, materializadas em seus eventos, formações, orientações, publicações, tanto em anais de eventos, periódicos científicos como na organização de livros, demonstram que o Neabi/Ufac é um potencializador de criação e implementação de políticas públicas de promoção de igualdade racial na universidade e na educação básica.