SUPER-HERÓIS NA SALA DE AULA
A PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
Palavras-chave:
Produção cinematográfica, Super-Heróis, Ensino de Sociologia, Intervenção Pedagógica, EscolaResumo
Esse artigo é baseado numa intervenção pedagógica desenvolvida para o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) com o objetivo de fomentar o raciocínio sociológico em estudantes do ensino médio a partir das produções cinematográficas do gênero super-heróis, estruturada em uma sequência didática aplicada em duas turmas de duas escolas estaduais de Fortaleza/CE. A intervenção se deu por meio de disciplinas eletivas ministradas em escolas de tempo integral nas quais as obras fílmicas eram discutidas à luz de um conjunto de temas sociológicos, incentivando os estudantes a refletirem sobre o que viam na tela para além da diversão. Como modo de avaliar o impacto da intervenção, foram aplicados dois questionários, um ao início da disciplina e outro ao fim e, como resultado, foi possível perceber a apropriação crescente, por parte dos estudantes, da Sociologia como saber sistematizado e científico, para o estudo de questões pertinentes ao seu mundo.