SUPER-HERÓIS NA SALA DE AULA

A PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

Autores

Palavras-chave:

Produção cinematográfica, Super-Heróis, Ensino de Sociologia, Intervenção Pedagógica, Escola

Resumo

Esse artigo é baseado numa intervenção pedagógica desenvolvida para o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) com o objetivo de fomentar o raciocínio sociológico em estudantes do ensino médio a partir das produções cinematográficas do gênero super-heróis, estruturada em uma sequência didática aplicada em duas turmas de duas escolas estaduais de Fortaleza/CE. A intervenção se deu por meio de disciplinas eletivas ministradas em escolas de tempo integral nas quais as obras fílmicas eram discutidas à luz de um conjunto de temas sociológicos, incentivando os estudantes a refletirem sobre o que viam na tela para além da diversão. Como modo de avaliar o impacto da intervenção, foram aplicados dois questionários, um ao início da disciplina e outro ao fim e, como resultado, foi possível perceber a apropriação crescente, por parte dos estudantes, da Sociologia como saber sistematizado e científico, para o estudo de questões pertinentes ao seu mundo.

Biografia do Autor

Paulo de Tarso Servílio Filho, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Licenciado em Geografia, Mestre em Sociologia pelo Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) da Universidade Federal do Ceará. pauloservilio08@gmail.com

Irapuan Peixoto Lima Filho, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Ciências Sociais, Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais e do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional da Universidade Federal do Ceará. irapuan.peixoto@ufc.br

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Publicado

2025-02-14

Edição

Seção

Artigos