A CONSTRUÇÃO DE RECURSO DIDÁTICO MULTIMODAL INTERATIVO PARA UNIDADE CURRICULAR CULTURA, COMUNICAÇÃO E MÍDIAS SOCIAIS

Autores

Palavras-chave:

Sociologia, Cultura Digital, Comunicação em Rede, Mídias Sociais

Resumo

Este artigo tem a proposta de apresentar como se deu a construção do material didático interativo multimodal desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, associada Fundação Joaquim Nabuco (Recife/PE). Em uma proposta inovadora para o ensino da Sociologia, foi construído como trabalho de conclusão de curso um site disponível gratuitamente na rede com o propósito de auxiliar a prática docente. Dedicado ao componente curricular Cultura, Comunicação e Mídias Sociais, a seleção de temas, conceitos e teorias teve como referência a ementa presente no Currículo de Pernambuco, sendo esta unidade curricular integrante de trilhas dos Itinerários Formativos, ora como unidade obrigatória ora como optativa diante da proposta de um novo currículo que de acordo com as mudanças determinadas pela Lei 13.415/2017, que promoveu a Reforma do Ensino Médio, vigorou em Pernambuco de 2022 a 2024.

Biografia do Autor

Mércia Ferreira Braz Passos, Rede Estadual de Educação de Pernambuco

Mestra em Sociologia pela Fundação Joaquim Nabuco, bacharel em Sociologia com ênfase em Sociologia Rural e Licenciada em Ciências Sociais pela UFRPE. Professora de Sociologia da Rede Estadual de Pernambuco.

Viviane Toraci Alonso de Andrade, Fundação Joaquim Nabuco

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco(Brasil). Na Fundação Joaquim Nabuco(MEC)atua como docente no ProfSocio e coordena o Laboratório Multiusuários em Humanidades

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Publicado

2025-02-14

Edição

Seção

Artigos