A PLATAFORMA YOUTUBE E O CONTEXTO COMUNICATIVO DA EDUCAÇÃO
UM ESTUDO SOBRE OS CONTEÚDOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Palavras-chave:
Plataformização, ensino de sociologia, produção audioviual, recontextualização, digitalizaçãoResumo
Este artigo propõe refletir, a partir dos modelos analíticos de Basil Bernstein (1996) sobre o dispositivo pedagógico, a existência de um novo código pedagógico, sendo este a expressão de uma nova gramática que orienta as práticas e discursos relacionados à educação. Assim sendo, investigamos os princípios dominantes que estruturam o dispositivo pedagógico do século XXI através de autores e seus conceitos: capitalismo de vigilância (Zuboff, 2020), colonialismo de dados (Couldry e Mejias, 2019; Kwet, 2017, 2019), performatividade e conhecimento governante (Ball, 2020). Como estratégia metodológica para observar a ação desses princípios, analisamos dez vídeos do Youtube encontrados com a utilização da ferramenta YouTube Data Tools a partir de um termo retirados dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018. A análise dos vídeos revelou a existência e resistência de um código pedagógico pré-digital, pautado em uma gramática distinta da elaborada pela pesquisa. Por fim, concluímos que o dispositivo pedagógico do século XXI atua em diferentes dimensões e em tempos distintos e talvez, por isso, ainda não tinha sido revelada a sua configuração. Este artigo é um exercício de desvelar o código digital que estrutura este novo discurso pedagógico.