EDUCAÇÃO EM DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO

CARTILHA PARA UMA REFLEXÃO CRÍTICA E INCLUSIVA

Autores

Palavras-chave:

transgeneridade, cartilha, material pedagógico

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o material pedagógico, no formato de cartilha, construído para os professores da Rede de Ensino do Estado de São Paulo da Diretoria de Ensino Sul 3 que teve como intenção contribuir para que os (as) docentes desta Diretoria fossem introduzidos (as) ao conceito de transgeneridade e pudessem aprofundar seus conhecimentos em relação às temáticas de identidade de gênero e orientação sexual. A metodologia utilizada consistiu na coleta de dados a partir da observação direta extensiva, e utilizando a aplicação de um questionário com um grupo de professores (as) que atuam em uma escola com forte presença de estudantes trans. Além disso, a cartilha foi construída coletivamente contando com a participação de um grupo focal composto por professores (as) de uma segunda unidade escolar com um expressivo número de estudantes transgênero.

Biografia do Autor

Vanessa de Souza Silva, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Licenciatura em História, Universidade de Santo Amaro(2010), Mestrado em Sociologia–PROFSOCIO, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2024)

Rosângela de Lima Vieira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutorado em História, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), com bolsa FAPESP e pós-doutorado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) com bolsa REUNI.

Downloads

Publicado

2025-02-14

Edição

Seção

Artigos