GENEALOGIA, HISTÓRIA E PSICOLOGIA

MICHAEL FOUCAULT E O TRABALHO COM ARQUIVOS

Autores

Palavras-chave:

Genealogia; História; Psicologia; Arquivos; Michel Foucault.

Resumo

Este artigo visa contribuir com pesquisas e trabalhos com a pesquisa documental, histórica e baseada em arquivos que são práticas, fazeres e modos de governo das condutas. Trata-se de trazer e apresentar uma analítica que possibilita a efetuação de uma perspectiva de realizar a História a favor do tempo e contra o tempo. Neste aspecto, os usos dos arquivos, especialmente, na confluência dos saberes em Psicologia com a História e a Filosofia podem abrir campos férteis de estudos ainda pouco realizados, sobretudo, na Psicologia no que tange à recepção de Michel Foucault no Brasil. Pensar o arquivo como conjunto de histórias de vida e maneiras de contar as existências também tem uma dimensão antropológica e social que implica gerar efeitos de conversação com a Psicologia Social, Política, Institucional, Comunitária, Educacional e na Saúde Mental e Coletiva, pois, traz aspectos dos modos de andar a vida e de se relacionar, portanto, de subjetivar e gerir políticas públicas na problematização dos documentos que formam um arquivo. Os olhares de escalas analíticas genealógicos operam um deslocamento importante na pesquisa e na existências, pois fabricam subjetividades que resistem e se modulam pela relação com a memória e a história, em uma transvaloração dos valores, a partir de um plano ético, estético e político do saber local, insurgente, descontínuo e que produz saúde na perspectiva da utilidade da história para a vida.

Biografia do Autor

Flávia Cristina Silveira Lemos, Universidade Federal do Pará

Pós-doutorado em Psicologia-UFF. Doutorado em História Cultural-UNESP. Mestre em Psicologia Social-UNESP. Graduada em Psicologia-UNESP. Professora associada IV de Psicologia Social-UFPA. Bolsista de Produtividade de Pesquisa CNPQ-PQ2.

Igor do Carmo Santos, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Psicologia-UFPA, Mestre em Psicologia-UFPA, Doutor em Psicologia-UFPA. Professor adjunto de Psicologia-UFT

Ciro Cesar da Silva Lopes, Secretaria de Estado de Educação do Pará

Graduação em Música-UEPA. Graduação em História-UFPA. Graduação em Psicologia-UFPA. Mestre em Psicologia-UFPA. Doutorando em Psicologia-UFPA. Professor de Música SEDUC-PA

Shirle Rosângela Meira de Miranda, Secretaria de Estado da Saúde do Pará

Graduação em Psicologia. Mestre em Administração. Doutoranda em Psicologia-UFPA. Psicóloga na SESPA-PA

Downloads

Publicado

2024-11-21

Edição

Seção

Artigos