JOJO RABBIT: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE BANALIDADE DO MAL E AS POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DA MORALIDADE NA INFÂNCIA

Autores

Palavras-chave:

Banalidade do Mal, Educação, Infância, Moralidade

Resumo

O presente trabalho caracteriza-se por ser de abordagem qualitativa,
pois, contempla discussões referentes ao conceito de banalidade do mal, a partir
de uma linguagem que transcende a realidade de conflitos entre os povos (em
proporções globais) e, assinala uma nova maneira de refletir sobre a capacidade
do ser humano em julgar situações, considerando as particularidades desse
processo, principalmente, na infância. De modo que, trata sobre as áreas de
filosofia política e da educação, por meio de pesquisa documental e, portanto,
apresenta análises pertinentes acerca do filme, Jojo Rabbit (2019) - escrito por
Taika Waititi -, que ilustra as aventuras e dificuldades de um garoto, que vive na
Alemanha nazista e, enxerga as tensões da Segunda Guerra Mundial, de uma
forma diferente. Assim, a pesquisa tem como base, o método de levantamento
bibliográfico de obras da autora Hannah Arendt e, em segundo plano, Axel
Honneth; o qual pontua alternativas que atribuem novas configurações à natureza
das divergências sociais e enumera princípios relativos às expectativas mútuas de
comportamentos, que influem na estima social. Em síntese, a finalidade deste
estudo não se restringe, somente, a questões que possam explicar a origem do mal
ou promover o bem na sociedade, mas, concentra-se na tentativa de identificar as
nuances condicionantes da consciência subjetiva, que podem contribuir à
construção identitária da criança, sobretudo, no aspecto de desenvolvimento no
campo da moralidade, em consonância com a afetividade, enquanto formas de
viabilizar o reconhecimento do outro.

 

Biografia do Autor

Gabriela Cristina Freitas de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA), com foco na linha de Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA/CCSE). Participa do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP/UEPA) - liderado pela prof. Dra. Ivanilde Apoluceno de Oliveira, onde exerce atividades no Grupo de Estudo e Trabalho em Educação Freireana e Filosofia (GETEFF/NEP), o qual se ocupa com a formação do ser-sujeito-criança, no ensino de filosofia com crianças em ambientes escolares e não-escolares. Atua como docente da área de Filosofia na Rede Emancipa Belém e Ananindeua / Movimento Social de Educação Popular - iniciativa do Instituto de Ciências da Educação (ICED), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Desenvolveu funções de iniciação à docência nos projetos de extensão Cursinho Alternativo da UEPA (CAU) e Movimento de Educação Popular Inclusiva do Jurunas (MEPIJU), subsidiados pela mesma instituição. Tem experiência na área de Educação Popular, ensino médio e pré-vestibular. Suas pesquisas contemplam os campos de Filosofia da Educação, Cultura e Filosofia Política, com ênfase na(s) infância(s) e práticas educacionais com pressupostos epistemológicos e/ou éticos.

Ivanilde Apoluceno, Universidade do Estado do Pará

Ivanilde Apoluceno de Oliveira realizou pós-doutoramento em educação na Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro em junho de 2010. Concluiu o doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2002. Realizou, em 2001, doutorado sanduiche na UNAM e UAM-Iztapalapa no México, com estudos sobre ética com o filósofo Enrique Dussel. Realizou mestrado em Educação Popular na UFPB. É graduada em Filosofia pela UFPA. Atualmente é Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e professora titular aposentada da Universidade do Estado do Pará. Coordena o Procad-Amazônia do PPGED-UEPA-CAPES desde 2018. Coordena o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da UEPA. É editora da Revista Cocar. É membro da Editoria Científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP). Coordena a Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Coordena a Rede de Educação Inclusiva da Amazônia. É Pesquisadora do Observatório Nacional de Educação Especial, da Rede Freireana de Pesquisadores, da Rede Luso-brasileira de Alfabetização de Jovens e Adultos, da Rede Interculturalidade e Movimentos Sociais - Rede Mover, da Rede de Investigadoras/es educativos en México - REDIEE e Rede Internacional de Investigadores e Participantes sobre Integração/Inclusão Educativa (RIIE). Exerceu a vice-presidencia Norte da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED de dezembro de 2019 a dezembro de 2021.

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Publicado

2024-11-14

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Artigos