O “PROBLEMA DA INDUÇÃO” E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO:
UM BREVE RESGATE INTRODUTÓRIO PARA ALÉM DAS CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE CIÊNCIAS NATURAIS E SOCIAIS
Palavras-chave:
Epistemologia, Conhecimento Científico, Problema da InduçãoResumo
O presente ensaio tece um breve resgate introdutório sobre as vias indutivas e dedutivas no desenvolvimento do conhecimento, entendido como processo de apreensão cognitiva das coisas, associada ao seu respectivo discernimento e estabelecimento de configurações intelectivas. A trajetória percorrida nesta reflexão estabelece um pequeno recorte no âmbito do conhecimento científico para além de sua possível classificação em ciências naturais e sociais. Inicialmente são elucidadas algumas características do conhecimento científico, apontando convergências e divergências entre ciências naturais e sociais, e em seguida são apresentados aspectos inerentes ao Problema da Indução como elemento que permeia a postura metodológica assumida no processo de desenvolvimento do conhecimento. O presente ensaio parte do pressuposto de que estudos e reflexões relacionados com esta temática se postam como elementos fundantes para aquele que assume os desafios de adotar caminhos mais rigorosos de compreensão do mundo, estabelecer representações das coisas, buscar a aproximação do conhecimento com a verdade e vislumbrar a aplicabilidade prática dos saberes produzidos na vida real.