O marketing de relacionamento e rentabilização das empresas públicas em Moçambique

o caso de estudo do Parque de Máquinas Agrícolas da RBL. E. P.

Autores

Resumo

Este artigo avaliou a possibilidade do parque de máquinas agrícolas do Regadio do Baixo Limpopo (RBL) em Moçambique adotar o marketing de relacionamento como estratégia para a rentabilidade do seu negócio. Sucede que o parque de máquinas agrícolas do RBL, apesar da sua robustez em equipamentos agrícolas, enfrenta dificuldades na rentabilização do negócio que desenvolve. Em termos metodológicos o estudo seguiu uma abordagem qualitativa com recurso ao estudo de caso. Para a recolha de dados combinou-se a pesquisa bibliográfica e documental com base nos materiais, relatórios e diferente legislação relacionada com a temática. Igualmente, foram administradas entrevistas semiestruturadas a sujeitos de pesquisas selecionados de forma aleatória. De forma geral, os resultados revelaram que o apetrechamento do RBL em equipamentos agrícolas não foi acompanhado pela adoção de uma estratégia de marketing adequada às dinâmicas atuais do mercado de clientes face a concorrência. Assim, o marketing de relacionamento revela-se das estratégias aconselháveis para a correção das falhas cometidas na divulgação do negócio em termos de conquista e confiança

Biografia do Autor

Armando Abner Cumaio, Universidade Eduardo Mondlane (UEM)- Escola Superior de Negocios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC)

Docente da Escola Superior de Negócio e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC-UEM), Graduação em Relações Internacionais e Diplomacia pelo Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI)(2008); Mestrado em Sociologia Rural e Gestão de Desenvolvimento pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) (2017), Doutorando em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Eduardo Mondlane(UEM) 

Eulalia Chizango Chemane, Universidade São tomas de Moçambique (USTM)

Funcionária na Empresa Regadio do Baixo Limpopo E.P (RBL, E.P) em Gaza; Moçambique. Graduação em Gestão Ambiental Planificação e Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Pedagógica, delegação (UP) de Gaza; Mestrada em Gestão de Empresas pela Universidade São tomas de Moçambique (USTM), Moçambique. E-mail: eulaliadarita@gmail.com

Downloads

Publicado

2025-10-10

Edição

Seção

Artigos