O marketing de relacionamento e rentabilização das empresas públicas em Moçambique
o caso de estudo do Parque de Máquinas Agrícolas da RBL. E. P.
Resumo
Este artigo avaliou a possibilidade do parque de máquinas agrícolas do Regadio do Baixo Limpopo (RBL) em Moçambique adotar o marketing de relacionamento como estratégia para a rentabilidade do seu negócio. Sucede que o parque de máquinas agrícolas do RBL, apesar da sua robustez em equipamentos agrícolas, enfrenta dificuldades na rentabilização do negócio que desenvolve. Em termos metodológicos o estudo seguiu uma abordagem qualitativa com recurso ao estudo de caso. Para a recolha de dados combinou-se a pesquisa bibliográfica e documental com base nos materiais, relatórios e diferente legislação relacionada com a temática. Igualmente, foram administradas entrevistas semiestruturadas a sujeitos de pesquisas selecionados de forma aleatória. De forma geral, os resultados revelaram que o apetrechamento do RBL em equipamentos agrícolas não foi acompanhado pela adoção de uma estratégia de marketing adequada às dinâmicas atuais do mercado de clientes face a concorrência. Assim, o marketing de relacionamento revela-se das estratégias aconselháveis para a correção das falhas cometidas na divulgação do negócio em termos de conquista e confiança